22 de abril de 2011

A mercearia

Fotografe menina, fotografe à vontade. Já aqui filmaram e passou muita gente a fotografar. A senhora é afável, ao contrário do marido avesso a devassar a privacidade da sua loja. Já não temos quase nada, estou aqui desde 1957 e vamos fechar daqui a dois meses. É a vida. E sorri e aperta nos braços uma criança.

7 comentários:

J. disse...

linda esta mercearia, t, onde é? até da vontade de ficar com o negocio ;)

Luísa disse...

Que crime, deixar fechar um espaço tão bonito!!! Havia de ser com os suíços. Se eles tivessem uma loja dessas, iriam mantê-la aberta, mesmo que não fosse como mercearia. E como as grandes superfícies não se podem esticar com horários e afins... o pequeno comércio não sofre assim por aí além!!!

Ver esta foto lembrou-me a mercearia que eu frequentei desde miúda. A Ti Fernanda atendia-nos sempre bem. O pão estava dentro de um saco de papel da farinha que por sua vez estava dentro de uma caixa de madeira. TOdos os produtos estavam atrás do balcão e só tínhamos direito de atravessar a linha invisível que separa o cliente do vendedor quando queríamos escolher legumes. Os rebuçados estavam em frascos de plástico grandes. E podíamos mandar apontar as compras no livro, no fim da semana eu passava para levantar a conta e depois ir pagar. OS homens, no fim do dia de trabalho, passavam lá para beber um copo de vinho que era servido directamente do garrafão.. A ASAE fechou a loja!! Tanto ano que comprei lá as coisas e nunca tive problemas de saúde nem levei produtos estragados para casa...
Um crime, um crime estes espaços fecharem...

José Nero disse...

Sim onde fica este espaço?

T disse...

Rua de Marvila, junto ao comboio.

José Nero disse...

Obrigado

Miguel Gil disse...

No Museu de Portimão está temporariamente visitável uma mercearia deste tipo, na "Exposição Azeite, Saberes com Sabor".
Aos museus cabe recolher, estudar, conservar e divulgar este tipo de memórias.

Carlos Caria disse...

Não esquecer de visitar no Museu Michel Giacometti em Setúbal, a Mercearia que é a montagem da Mercearia Liberdade,da esquina Av da Liberdade com a Rosa Araújo salvo erro, Imperdível.