10 de abril de 2011

Evasões ou pequenos grandes gostos

Image and video hosting by TinyPic

Entrada num grande espaço, lembro-me de procurar um livro referido por uma amiga: Temor e Tremor, de seu título em português, traduz a experiência de uma competente executiva japonesa acabada de se radicar nos Estados Unidos.
Sendo o choque de culturas tema de particular interesse parece, o enredo, conter ingredientes bem condimentados, dado a protagonista, na tentativa de implementar parâmetros apreendidos no país natal, terminar funções na qualidade de empregada de limpeza das instalações sanitárias da firma.

Image and video hosting by TinyPic

Não se encontrando o livro disponível no momento da procura, fixo-me nos DVDs. Fugitiva de locais fechados e sobrelotados e, algo limitada pela oferta do momento, acabo por fazer duas rápidas escolhas ditadas por boas memórias: Sunset Boulevard e A Rosa Púrpura do Cairo.
Ao chegar a casa, não posso deixar de sorrir ao estabelecer associação com as opções repentinas de compra. Sem o ter pensado, verifico que ambas se prendem com o fascínio exercido pela sétima arte, mesmo que de perspectivas diversas: no primeiro caso, a das estrelas (mesmo que decadentes), no segundo, a  da espectadora enquanto evasão para um mundo (aparentemente) mais apelativo.
O filme de Wilder continua inabalável ficando a pairar, por algumas horas, a expectativa em relação ao de Woody Allen.

Sem comentários: