18 de março de 2011

Os cinemas desmontáveis

Image and video hosting by TinyPic

Vasculhando memórias de infância e juventude, fica-se a pensar como não prevalecem lembranças destes cinemas desmontáveis, mais concretamente do de Colares, aqui publicitado, já que era prática corrente os passeios de domingo em família numerosa e alargada até à bela localidade.
A legenda que acompanha esta reprodução, faz referência ao ainda felizmente vivo Jornal de Sintra, na sua edição de 11 de Junho de 1939: «inaugura-se hoje a época de Verão com o magnífico filme O mais forte. Devem verificar-se sempre enchentes, tendo em vista o fim para que se destinam e os enormes adeptos que há da sétima arte nesta Vila». Os cinemas desmontáveis eram uma das atracções de Verão. O Salão de Galamares, o Cine-desmontável de Colares e o Cine-desmontável Araújo e Filhos na Praia das Maçãs eram disso exemplo.
Provavelmente alguns se lembrarão destas provisórias salas de cinema...

Fonte: Nuno Gaspar e Miguel Gaspar, Um passeio de Cintra até ao mar

3 comentários:

Carlos Caria disse...

As salas desmontavéis e o cinema ao ar livre de província no verão, não são assim tão antigos, pois eu ainda me lembro deles nos anos 70 no Algarve, bem como em algumas vilas do Alentejo.
Ou serei eu que estou a ficar muito velho.

teresa disse...

Quando refiro (relativamente) antigos, não quero com isto fazer sentir com mais idade quem deles se lembra. Acontece que serem dos anos 70 fica comprovado: para além de memórias, atesta-o a data deste folheto publicitário,1973. Só estranhei não me recordar destes espaços numa década em que, já na adolescência, me pareceu estranho o terem-se apagado da memória pessoal:)

Jaime A. disse...

Penso ter visto um filme (qual?) num cinema desmontável no finais da década de 60 início dos anos 70 em Milfontes...
O que este post me fez recordar... :)