20 de fevereiro de 2011

Fraude, claro



Uma análise da homeopatia e porque motivos se pode considerar uma fraude: vender como científico um conjunto de crenças incompatíveis com a ciência, produtos cujo efeito mais não é que efeito placebo (eu explico se for preciso) produtos cujo uso pode atrasar diagnósticos e tratamentos com consequências por vezes trágicas. Este artigo tem como brinde a foto de um grupo de activistas, entre os quais este vosso criado, que engoliu, cada um deles, uma caixa inteira de um produto homeopático comprado nas farmácias, para demonstrar que não há nada lá dentro - só açúcar. Confirmo: era muito docinho mesmo.

A luta contra o obscurantismo retrógrado continua nas páginas electrónicas da Visão, onde ainda terão direito a um par de clipes muito elucidativos.

6 comentários:

teresa disse...

Li a peça na Visão desta semana e subscrevo.

João Nobre Ferreira disse...

Na minha modesta opinião o objectivo máximo da ciência é contradizer-se. É provar que o que ontem era uma “verdade científica inquestionável” (porque cientifica), hoje “cientificamente está provado“ que era mentira, porque entretanto a dita ciência evoluiu, e amanhã provará também cientificamente que afinal hoje vivemos no obscurantismo. Não sejemos tão retrógrados que pensemos que só o que for “cientificamente” provado é verdade. Afinal, a ciência ainda mal começou a conseguir explicar os vastos mistérios do mundo…

Ricardo Moreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo Moreira disse...

Eu e uma pessoa amiga minha ficamos com um problema ao nível do sistema digestivo, por coincidência sensivelmente na mesma altura. Tirando a doença e a época terem sido as mesmas, nada mais se repetiu nos dois casos: eu curei-me e faço uma vida perfeitamente normal, essa outra pessoa, que optou pela homeopatia por ser "menos agressiva", "mais equilibrada" e "mais natural" que a medicina moderna, faz uma vida cheia de restrições alimentares e sempre cheia de problemas de saúde.
São opções.

ABS disse...

Caro João Nobre Ferreira, subscrevo grande parte do que diz, com uma ressalva: as expressões “verdade científica inquestionável” e “cientificamente está provado“ são do domínio jornalístico e não do científico, precisamente pelos motivos que aduz.

Acontece que é exactamente por causa da evolução que descreve que a homeopatia está hoje posta de lado: ficou encalhada num conjunto de crenças postuladas há duzentos anos e que a evolução da ciência se encarregou de demonstrar serem falsas. Todos os argumentos avançados pelos homeopatas se esboroam quando confrontados com alguns factos relativamente simples: é que nem sequer é muito complicado desmontar a homeopatia. Mas vá dizer-se isso aos cultores desta crença...

ABS disse...

Caro Ricardo Moreira, fico satisfeito por estar bem e tenho pena de a sua amiga ter problemas. Devemos, contudo, ser cautelosos: casos isolados nada provam. É por isso que o método científico é extremamente cauteloso nestas áreas (dava para páginas e páginas de texto).

O argumento de que "comigo funcionou" é muito usado pelos homeopatas - e, lgualmente, pouco ou nada vale.