1 de fevereiro de 2011

Contra a iliteracia científica




10:23 em Portugal

Consumidores em Portugal vão tomar uma “overdose” de “medicamentos” homeopáticos em público

"Ativistas de direitos do consumidor em Portugal anunciaram hoje a sua intenção de tomar uma “overdose” homeopática no próximo mês em parceria com um protesto global contra estes remédios alternativos.

Os manifestantes vão consumir dezenas de comprimidos homeopáticos na manhã de 5 de Fevereiro de 2011, às 10:23, no Jardim do Príncipe Real em Lisboa, com o objetivo de sensibilizar o público para a ineficácia dos “remédios” homeopáticos. Pretendemos também questionar a opção do Infarmed de permitir que estes produtos sejam classificados como medicamentos nas farmácias, o que os legitima aos olhos dos clientes."

EU VOU LÁ ESTAR.


5 comentários:

T disse...

Cuidado não te vão fazer mal:) Queremos-te com saúde:)

AnaMar (pseudónimo) disse...

Apesar de ser definitivamente contra (não acho que a opção por medicamentos homeopáticos passe por uma iliteracia científica :-))o sucesso deste movimento está garantido, pois seja qual for a dose que tomem destes produtos, nada acontecerá (os produtos homeopáticos - há que os escolher bem, pois a toxixidade existe, mesmo sem ser química! - fazem efeito em pequenas doses e após muito tempo).
Acredito na liberdade de opção, luto pela igualdade de oportunidades. Que tal deixar ao cidadão a escolha?

Qual o problema destes produtos serem classificados como medicamentos, legitimando-os e possibilitando a comparticipação de sistemas de saúde , na sua aquisição?

O contrário é que é retrógado (sem ofensa, claramente).

AnaMar (pseudónimo) disse...

*toxicidade...:-) para não confirmar a ...iliteracia :-))
Cumprimentos e muita saude.

ABS disse...

AnaMAr, o problema de serem classificados como medicamentos é simples: não são medicamentos. São preparados de água com açúcar Logo, essa classificação é falsa. Nunca se demonstrou a validade científica nem das leis da homeopatia (não são consistentes com a física e química que conhecemos) nem a eficácia dos "medicamentos" homeopáticos (ao contrário do que os homeopatia afirmam, existe extensa literatura científica que os estudou).
Aproveito para sossegar a Tzinha. Sobrevivi a seis tubos de "glóbulos" de "Oscillococcinum" papados todos de uma só vez. Devo dizer que fiquei agradavelmente surpreendido pelo sabor a açúcar dos mesmos. Peraí... aquilo era açúcar mesmo. Já me estava a esquecer! :)

ABS disse...

Take 2: as minhas desculpas por gralhas na mensagem anterior. E uma nota muito mais séria ligada ao comentário da AnaMar: (i) Cada um é livre de tomar o que entender, e em nenhum momento me oponho à produção e comercialização de produtos homeopáticos; (ii) recuso liminarmente aceitar que o dinheiro dos meus impostos pague aquilo que, demonstradamente, não é mais que um placebo (se alguém não souber o que é isto eu explico com gosto).