25 de janeiro de 2011

Antes que o frio provoque estragos...



Antes que o frio destrua o pouco que resta, uma correria à horta… As laranjas são excelentes para sumo sem aditivos nem excessos de açúcar, os limões – mesmo sem grande aspecto – decerto melhores do que os das grandes superfícies comerciais, sujeitos a operações de estética, os coentros têm um aroma único, sendo tão apreciados cá pela moirama (apesar das origens nortenhas…), as nabiças e o alho francês destinados a sopas cem por cento biológicas, a saber verdadeiramente a legumes, as alfaces garantidamente crocantes… É que a palavra crise aguça o engenho e nada como aproveitar ao máximo os recursos trazidos pela natureza, com especial agradecimento ao zelador, já que os tempos não libertam muito para cuidados agrícolas, talvez um dia…

7 comentários:

T disse...

Bela foto. Fico com inveja dessa horta.
Muito obrigada pelo miminho:)

Felicidade disse...

Que prato com aspecto tão delicioso. Até sinto o cheiro à distância. Tenho a terra, as sementes e as àrvores de fruto, mas falta-me o mais importante... o zelador!!

Felicidade disse...

Sorry... árvores

teresa disse...

De nada, T. Espero que gostes:)

teresa disse...

Pois é, Felicidade, dizem que as pessoas não são insubstituíveis, mas discordo... até encontrar quem tratasse as plantas por "tu", foi difícil:)

Luísa disse...

Os coentros são coisa que eu dispenso muuuuuuuuito bem (sou de Viseu). Mas o resto... mesmo de fazer inveja!!!
E digo-lhe uma coisa, Teresa, isto não te nada a ver com crise. Não há nada melhor do que ter as coisas de casa. Seja com a ajuda de um zelador, seja se essa ajuda. E o aspecto também não interessa, interessa o sabor... :D

teresa disse...

Completamente de acordo, Luísa, com excepção para a antiga questão dos coentros =D