24 de dezembro de 2010

Tomás Alcaide

Era 1933. Na Revista Eva, Tomás Alcaide publicitava o Ovochocolate Mitzi.
Clicar na foto para ampliar

4 comentários:

apb disse...

É engraçado o nome "ovochocolate".

Vou guardando imagens no meu computador e tenho ideias para dezenas de sites/blogs que vão agurdando mais vontade.

Publicidade portuguesa com gente conhecida é um deles e já apareceram vários por aqui.

No fotoblog sonhador 13 também tem muitos e é pena que esteja parado há algum tempo. Como as minhas visitas eram fortuitas e copiava as imagens para o computador à medida que as ia encontrando, só há pouco tempo é que descobri que o autor colocava sistematicamente várias imagens desse tipo].

Alguns sites seriam com poucas coisas. Até já pensei em criar um chamado "portfolio" para colocar algumas das coisas e eventualmente servir para outras pessoas.

Sempre tendo por base coisas portuguesas porque estrangeiras há muitas: 1-Algumas imagens de publicidade com homens de bigode. 2-Publicidade com personagens de bd. 3-brincadeiras com cartazes de filmes em sites tipo wehavekaos ou em cartoons, publicidade, etc ...

Se alguém tiver alguma ideia parecida informe porque temo não ter tempo nem disposição [vou copiando para o computador para pastas separadas mas não tenho muita vontade de colocar todo o material num blog devido ao trabalho que acarreta e à necessidade de organizar por tipos de posts] para colocar tudo online.

Por vezes há pessoas que gostam de fazer blogs e não tem ideias e também pode haver outros que tenham ideias semelhantes.

T disse...

O importante não é retirar da net, mas referir de onde os compilou.

apb disse...

Eu quando coloquei aqui a mensagem e referi o fotoblog S13 nem sabia que tinha havido uma polémica com o blog dqv - http://www.fotolog.com/sonhador13/79109229 - Sabia que estava parado há algum tempo mas sem saber os motivos. Por vezes pode haver imagens iguais mas também encontrei coisas novas. Como digo mais acima não era leitor habitual mas fui encontrando coisas que me interessava. No meu caso pessoal: muitas das vezes coloco a fonte ou o autor no nome das imagens que copio mas nem sempre acontece. Se já não tenho muita vontade de colocar as imagens num blog muito menos de colocar um texto ou uma descrição alargada. Mas a ideia nunca seria copiar outros blogs ou sites mas sim criar algo de diferente. Quanto a textos de outros sites tenho o cuidado de guardar o nome de onde copiei, autor, data, etc...

O blog dqv (que consulto regularmente) tem várias imagens de publicidade com nomes conhecidos mas não tem uma etiqueta própria para isso (já existem outras etiquetas e não pode haver para tudo) e quem goste de ver imagens desse tipo pode não encontrar todas face ao grande número de posts. Por outro lado há outras imagens que se pode encontrar em sites especificos, em sites de determinado artista (por exemplo António Feio), revistas de que se guardaram apenas a página daquela publicidade, etc...

T disse...

Não houve polémica mas houve plágio, quanto ao caso desse senhor.
Acho indispensável a referência das imagens e textos que se copiam aqui na net. Só isso pode tornar a informação fidedigna. Quanto à sua ideia para uma etiqueta até pode ser que se concretize, um dia.