19 de dezembro de 2010

10 presentes para um natal com a nova música portuguesa, parte 5

5. old jerusalem, two birds blessing




francisco silva é o músico por trás do projecto old jerusalem, nome que foi buscar a uma canção de will oldham, um dos seus mais admirados músicos e old jerusalem é um dos mais sólidos e consistentes projectos da nova música portuguesa.
para além da sua vida profissional 'normal' (é economista), o que lhe dá uma proximidade ao mundo real ausente em muitos músicos, francisco silva participa igualmente em vários projectos muitos outros músicos (mandrágora, alla polaca, unplayable sofa guitar, green machine) e mantém uma consistência produtiva com este projecto que dura há uns 8 anos.
two birds blessing é o último trabalho de old jerusalem e aquele em que francisco silva, pela primeira vez, não toca a quase totalidade dos instrumentos.
e notam-se os contributos que os outros músicos transportam para as canções e as enriquecem.
será fácil dizer que existe alguma coisa de carissa's weird, de will oldham ou de mark kozelek (que esteve este ano no festival sintra misty, no mesmo dia que joan as police woman) nos sons deste disco. mas o que me ressalta ao ouvido é uma sonoridade muito própria e cada vez mais identificável que torna este projecto old jerusalem tão especial na nova música portuguesa.
two birds blessing, sendo o seu último trabalho, é também o mais aconselhável para começar a conhecer a sua obra.


old jerusalem, to be special

Sem comentários: