28 de dezembro de 2010

10 presentes para um natal com a nova música portuguesa, parte 8

8. la la la ressonance, outdoor




a primeira banda que ouvi vinda de barcelos foi nos idos de 71, em vilar de mouros. chamavam-se 'celos' e na memória não ficou grande coisa para além do nome e dum cover dos doors.
passadas algumas décadas, descubro durante a minha estadia de 2 anos em barcelos, uma quantidade de bandas e projectos musicais duma riqueza absolutamente extraordinária para a dimensão da cidade (uns 20 000 habitantes se considerarmos as freguesias urbanas).
os la la la ressonance são um dos maiores expoentes do que se poderia chamar o experimentalismo barcelense, se isso não fosse redutor para a qualidade do projecto.
na verdade, os lllr não são uma banda 'de barcelos': são uma excelente banda em qualquer parte do mundo.
resultantes da mutação musical e de nome dos também excelentes 'the atonishing urbana fall', trazem destes não apenas a totalidade dos músicos, mas também vontade de experimentar novos sons sem limites de género ou espartilhos de estilo.
se os the atonishing urbana fall eram uma explosão de rock mas com a consistência de quem queria muito mais que apenas aquilo, os la la la ressonance são o alargar desse universo rock a uma linguagem mais 'erudita' com experimentalismo do jazz e ainda a energia do rock.

este outdoor não é um disco fácil, propositadamente.
mas é um disco notável, felizmente.

1 comentário:

AnaMar (pseudónimo) disse...

Hummm, o que aprendemos consigo.
Ouço primeiro e leio depois. Vou explorar pela referência aos Doors.
Quem diria que barcelos, para além de generosas...iguarias, escondia tesouros destes?
Sempre muito grta pelo que contribui para o meu enriquecimento pessoal.