6 de novembro de 2010

Iguarias de fim de semana

Image and video hosting by TinyPic
 
Cogumelos da imagem: macrolepiota procera
Desta vez sem ter acompanhado os viajantes – parece que em breve haverá outras incursões pela serra com direito a colectivo repasto de espécies diversificadas – vieram os deliciosos cogumelos de nome já esquecido ter à cozinha… Almoço divertido sobre o mar a ouvir os especialistas e a folhear manuais que ensinam quem há muitos anos estuda estas matérias e que – com autoridade para tal – se encarrega também de  fazer chegar os cogumelos aos estabelecimentos apropriados... Parece que o facto de só se encontrar disponível uma única espécie comestível, encontra explicação nos caprichos meteorológicos das últimas semanas…
Quanto às raras e caríssimas trufas, a existirem não será por estes lados, mas em terra de castanheiros dado, com essas árvores, fazerem perfeita parceria.
Os da imagem serão salpicados de sal e grelhados como entrada para o jantar.

3 comentários:

Luísa disse...

Eu bem que tento gostar de trufas, mas não vai lá. Agora com os cogumelos... teria alinhado sem qualquer hesitação. :D

teresa disse...

Trufas não se encontram em qualquer lado... da única vez que as provei num fantástico arroz vegetariano, fiquei chocada com a conta do almoço, Luísa... mas o sabor ficará para sempre inesquecível.

Quanto a estes da imagem e apesar de um amigo dos tempos de faculdade, grande cozinheiro e gourmet, ter deixado comentário no FB que o aspecto não era convidativo, posso dizer que os 2 cogumelos restantes vão, daqui a pouco, directamente para a grelha (sem o caule ou pedúnculo). Boa semana:)

amnésia disse...

Curiosamente estive a apanhar cogumelos iguais a estes há 15 dias atrás em Linhares da Beira. Grelhados são mesmo um verdadeiro petisco!