31 de agosto de 2010

Cartilha

Image and video hosting by TinyPic

Regressado de férias aqui lhe deixo esta bela imagem de uma cartilha escolar que hoje comprei, já colorida onde aprender a ler, escrever e contar em 25 lições, era o que ensinava aos alunos do ensino primário em anos que não estão indicados.
Penso tratar-se de uma segunda edição dado que tem um prefácio à primeira incluido na cartilha.
Carlos Caria

5 comentários:

teresa disse...

Bonita, esta cartilha. Existe uma interessante crónica do MEC sobre a mesma:)

Miguel Gil disse...

Bonito exemplar de cartilha ilustrada!
T. este tipo de ilustrações povoa a minha memória de infância e, certamente, de muitos outros portugueses. Não gosto (agora), e em especial, deste ar asséptico, imaculado do conjunto retratado, mas reconheço que marcou um estilo muito bem datado, que fez escola. Há referência aos ilustradores desta altura (e deste, em particular).

Não posso deixar de referir um parágrafo, do prefácio à primeira edição, que considero muito actual:
“O autor (inspector escolar) procurou dispensar explicações abstractas, que, fatigando o mestre, as crianças, aborrecem, por incompreensíveis para quem conta cinco ou seis anos de idade.”

Miguel Gil disse...

Teresa, gostava de ler a crónica que referes, do Miguel Esteves Cardoso, sobre a cartilha, tens o endereço?

teresa disse...

O texto do MEC ainda é do tempo em que ele 'cronicava' pelo Expresso e está publicada no livro A causa das coisas. Logo que tenha oportunidade, deixo-a por aqui.

Miguel Gil disse...

Obrigado Teresa por a teres publicado no teu post: http://diasquevoam.blogspot.com/2010/09/cartilha-de-domingos-cerqueira-por-mec.html