2 de julho de 2010

Viagem de "ida e volta"

Image and video hosting by TinyPic

Educado e bem falante. Mal entro no táxi, sorri e diz estar a fazer uma viagem de «ida e volta» até ao Rossio. Lá explica, após indicação do destino, ter acabado de chegar do local para a ele voltar de seguida. A conversa foge para o inevitável Brasil-Holanda. O cansaço ainda me consegue arrancar um sorriso, explicando-lhe que não serei a melhor interlocutora para discutir futebol, embora tenha acabado de ouvir a uma entusiasta lá pela faculdade: «por quem iremos torcer, agora que o Brasil perdeu?». Conto-lhe esta pequena fala de diálogo ocorrida cinco minutos antes. A resposta surge pronta «torce-se pela Alemanha, um bom exemplo de combatividade». Deriva a conversa para o «espírito nacional» , afirmando o eloquente condutor: « como se explica que lá fora sejamos trabalhadores responsáveis e por cá um poço de defeitos? Trabalhei muitos anos numa empresa e agora ando por aqui, sabe porquê? Porque não tolero quando as coisas correm mal e todos apontam o dedo, mas quando se procede com competência, ninguém elogia. Tenho para mim que noutros países produzimos, pois somos devidamente valorizados sempre que tal se justifica… e isso pesa mais do que os ordenados». Não defendendo generalizações acabo, de certa forma, por concordar . No fim da corrida, desejo-lhe a continuação de um bom (e rentável) dia de trabalho pensando, uma vez mais, que em vez de motoristas de táxi me deparo frequentemente com filósofos…

8 comentários:

Luísa disse...

Como eu me revejo no que esse filósofo disse. Mais do que um ordenado chorudo... um Obrigado! faz a felicidade de quem trabalha!!!

ABS disse...

O Brasil perdeu?

teresa disse...

Estou a ver que este filósofo é dos que reunem consensos, Luísa:)

teresa disse...

Dizem que sim, ABS... não sei se "por via" do efeito vuvuzela...

T disse...

Aprende-se muito nos táxis:)

J. disse...

teresinha... as tuas estorias com taxistas são deliciosas! :)

J. disse...

ups... duas teresas com historias de taxis dão nisto! ;)

mas mantenho o que disse, que historia deliciosa teresa ;)

teresa disse...

J., cá para mim é uma questão de "T.T": "Teresas e táxis"...

E regresso aqui, após a estrondosa vitória da selecção alemã, para reafirmar a perspicácia do motorista:)