17 de março de 2010

Reconheceis?

Image and video hosting by TinyPic


 Sesimbra acertou o José Q. Soares:

Se alguns tiveram o crédito de adivinhar outros o tiveram o  de recordar o local. Recomendo a leitura dos comentários.

7 comentários:

Rui disse...

Claro ! Estive lá há pouco tempo !
... mas passaram muitos anos :))
Não vou "estragar" rsrsrs
.

José Quintela Soares disse...

Sesimbra.

Unknown disse...

É o Hotel do Mar, em Sesimbra.

Rui disse...

http://coisas-da-fonte.blogspot.com/2009/12/sesimbra.html

Joao Augusto Aldeia disse...

Uma "novidade": nos anos 60 o Hotel do Mar encomendou um filme promocional que, por portas e travessas, acabou nas mãos de um jovem realizador que andava a fazer filmes publicitários para ganhar a vida. O filme não agradou ao sr. João Alcobia, pois em vez de uma apologia hoteleira o autor fez uma obra sem qualquer texto (lido ou escrito) e acompanhada apenas com música de Cesar Frank (e um tema pop na cena da boite). Um tanto superficial no que respeita à vila, o filme, depois de uma visão desconstrutivista do Cabo Espichel, estabelece um interessante diálogo entre o imaginário da marginal (barcos na baía, lota na praia) e o edifício concebido pelo arquitecto Luís Conceição, e uma espantosa relação entre as caixas de peixe empilhadas na praia e a colmeia do Hotel.

Para a história (ocultada, por incoveniente) fica o facto deste edifício ter destruído uma das mais importantes memórias históricas de Sesimbra: o arraial das armações de pesca Cova e Agulha, onde se deu a morte de três pescadores pela tropa, durante uma greve, em 1900; em contrapartida, Sesimbra ganhou uma obra icónica da arquitectura portuguesa contemporânea.

O filme, de 11 minutos, chegou a ter uma projecção em Sesimbra, passou como complemento no cinema Império, 1966, e voltou a ser projectado em Sesimbra no passado sábado, numa iniciativa conjunta da Ordem dos Arquitectos e da Câmara.

"E era o mar...", 1966, realização de José Fonseca e Costa.

Mi disse...

Só é pena é terem permitido a realização da ampliação do hotel.

Joao Augusto Aldeia disse...

Há um lapso no meu texto de cima: o edifício do Hotel do Mar foi projectado pelo arquitecto Conceição Silva.