11 de março de 2010

quem foi a mente iluminada?


a avenida miguel bombarda era, até há uns meses, uma artéria singular em queluz.
teve os primeiros prédios 'em altura' da vila (5 pisos constantes era imenso para o queluz dos finais dos anos 40/começo de 50), e tinha uma particularidade: todos os pisos tinham um 'quintal'
o primeiro piso tinha o quintal na frente e os pisos superiores tinham o quintal na encosta das traseiras (o que funcionava também como travão a deslizamentos da encosta por via dos sucessivos patamares).
do lado esquerdo as casas térreas foram sendo substituídos por prédios ainda mais altos que tiraram a vista sobre os campos de trigo do monte abraão e deitaram a baixo todas as árvores do lado esquerdo, mas a imagem global da avenida mantinha-se.
ornada dos enormes plátanos que sobreviveram à fúria arrasadora e com os quintais a darem o tom.


(foto google earth)

com o aumento da pressão automobilística, os passeios viram-se invadidos por carros, dificultando consideravelmente a passagem de peões.
mas, para ultrapassar esse problema, o que decide a sempre brilhante autarquia de queluz?
disciplinar o estacionamento?
esse seria demasiado óbvio e minimamente inteligente.
a autarquia de queluz está sempre muitos passos à frente: ainda nós não imaginámos a ideia absurda, já eles estão atolados nela...
a decisão foi simplesmente arrasar todas as árvores e todos os quintais da avenida e dar ainda mais espaço para os carros a uma avenida que, depois da construção da nova estação ferroviária, viu diminuir consideravelmente o fluxo automobilístico por ter sido cortado o eixo fundamental que atravessava a cidade.
mas tinham um problema: a existência dos quintas na frente dos edifícios fazia subir a cota da entrada.



solução: umas absurdas e estupidamente feias escadas com ar de saída de emergência pelas traseiras repetidas agoniantemente avenida acima.
era mesmo muito difícil fazer pior mesmo para a autarquia queluzense...
é uma espécie de toque de midas, de efeito contrário

2 comentários:

Anónimo disse...

Estes problemas existem porque precisamente não existe autarquia de Queluz, mas uma autarquia de Sintra que é quem toma estas decisões.

Quanto ao problema do estacionamento é pesquisar por EMES e GISPARQUES e irá perceber porque é que não se disciplina o trânsito...

Artur Branco disse...

Cresci no nº40! Fui muito feliz no "meu" quintal do 3ºdto, onde em criança criei galinhas, pombos, coelhos... Onde colhi fruta!

Onde aprendi que aquilo que comemos vem da terra e não do supermercado!