10 de março de 2010

queluz e a ponte pedrinha


no início do século 20, queluz era um pequeno burgo situado na espécie de encosta fronteira ao palácio.
com um comprimento de cerca de 500 metros entre o largo da enfermaria e o largo do sedovem, e uma largura de 300 metros entre a estrada da ponte pedrinha e a rua da estalagem.
coisa minúscula como podem imaginar
à distância de 1 quilómetro para norte ficava o lugar da ponte pedrinha.
um pequeno aglomerado de casas em volta da curva do aqueduto e no cruzamento da estrada lisboa-sintra com a de queluz-belas.
quando foi feita a ligação ferroviária entre lisboa e sintra, para que a família real se pudesse deslocar mais facilmente aos seus aposentos naquela vila, decidiram, obviamente, colocar um apeadeiro que servisse o seu palácio em queluz.
o local escolhido foi muito próximo do lugar da ponte pedrinha, coisa que ofendeu quer os de queluz, quer os de belas.
como não eram burros, a estação ficou no local previsto, mas chamou-se queluz-belas.



esta foto, dos arquivos municipais de lisboa, mostra a distância entre a estação e o pequeno aglomerado urbano naquele lugar da ponte pedrinha.
esta era a estrada que fazia a ligação entre queluz e belas. que atravessava a linha e seguia depois até ao pendão e belas.
ainda a conheci com muitas vivendas, hoje é esta a rua d. maria II e local dos melhores pasteis de nata do mundo e arredores, a marianita (quase ao fundo à direita)

2 comentários:

ABS disse...

Deixa-te de histórias e fala do que realmente importa.

A Marianita e os melhores pastéis de nata do mundo e arredores. Opinião que subscrevo.

Anónimo disse...

Nasci em Queluz em 1952 pelo que conheço um pouco da sua evolução. A estação ficou com o nome de Queluz-Belas pois na altura Belas era mais importante era a freguesia, Queluz uma mera localidade.