
Aqui lhes deixo uma foto de um Grupo Excursionista da Trafaria num autocarro da Empresa de Camionetas Piedense, numa viagem da minha familia dos anos 50, Nele está a minha mãe e irmãs, e eu penso que ainda não era nascido.

Como peça complementar pertença da minha colecção destes grupos, deixo-lhe também um programa de viagem de 1938, do 6º passeio anual do Grupo Turistico ou Excursionista "Os três Estrelas", em viagem ao Algarve, de uma semana, de onde constava não só o programa, o autocarro da viagem os hóteis e pensões, locais a visitar, bem como o hino da excursão, que deveria ser cantado durante toda a viagem.

Já agora também um emblema ou alfinete de lapela do Grupo Excursionista "A familia" do Montijo.
Verdadeiras obra de arte deste Grupos Excursionistas,que além do passeio tinham como lema o bem fazer e a solidariedade para com os mais desprotegidos.
Texto e imagens de Carlos Caria
13 comentários:
Em Alfama, onde vivi vários anos numa pequena taberna estava afixado na parede um quadro enorme (com cerca de 10 cm de fundo) do "Grupo Excursionista Os amigos do Totobola", com as fotografias dos membros e uma camioneta.
Luis Bonifácio,
Preciso do nome e morada da Tasca em Alfama para ir fotografar o quadro/peça.
Estes grupos de excursionistas tinham como "sede" precisamente as tascas de Lisboa, local de eleição para encontros de amigos e dois dedos de conversa entre um copo de vinho, e eram localizados nas tabernas dos bairros operários, tais como Alfama, S. Vicente, Sta. Catarina, Madragoa etc etc.
A informação sobre os mesmos é muito escassa, e todas as dicas serão sempre bem vindas.
Como exemplo e importância destes grupos excursionistas, tenho a informação que um grande artista Português - Fernando Farinha - começou a sua carreira cantando nestes grupos nomeadamente no Maritimo da Bica, daí ter ficado conhecido como o miudo da Bica, dada a sua tenra idade com que começo a cantar.
Agradeço todos as informações possíveis sobre esta temática, pois as que tenha embora já um número razoavel são sempre escassas para tão grande tema.
Abraço de amizade
Carlos Caria
http://diasquevoam.blogspot.com/2009/05/tasca.html
Tem aqui outro grupo.
O pioneiro das excursões em autocarro em Portugal foi o Raoul Buisson que fundou a Auto-Cars Buisson em 1922.
Na intervista que deu a Vasco Calisto, em 1958, disse que:
- Comecei por comprar 4 automóveis abertos e depois mandei vir 5 chassis que foram carroçados cá. Foram os meus primeiros autocarros de turismo. Foram especialmente construidos para subirem à Pena, em Sintra. Tinham 14 e 15 lugares e havia um que tinha 21 lugares.
Talvez na Travessa dos Remolares...Mas amanhã vejo melhor.
Caro Carlos.
Já deixei alfama há 15 anos e espero que a tasca não tenha já os alumínios ASAE approved.
Pois para além do quadro dos "Amigos do Totobola" tinha também uma garrafeira com mais patine negra que as o extintos café Luso do Porto.
A tasca fica numas escadinhas situadas no topo da Rua da Regueira à esquerda quem sobe.
Outra maneira de lá chegar é descer a Rua do Salvador a partir das escolas gerais atravessar o LArgo do Salvador e ao invés de entrar na rua da regueira subir duas ou três escadas à esquerda e entrar no Tasco.
Aqui vai a hiperlçigação Google Maps:
http://maps.google.pt/?ie=UTF8&hq=&hnear=Benavente,+Santar%C3%A9m&ll=38.712299,-9.129475&spn=0.00054,0.001321&t=h&z=20
Para a outra desces a Rua das Flores, vindo do Largo Barão de quintela. É do lado esquerdo de quem desce.
T, essa era a tasca do galego, que já fechou.
Agora parece que os antigos donos estão na Rua Nova do Carvalho no restaurante Rosinha de S Paulo que hoje estava fechada.
Vou lá passar amanhã para tentar a sorte.
Obrigado e ab amizade
Carlos Caria
pois. Fio lá no passado Maio. Já fechoU? Que pena.
Fui fui!!! Qual fio!:)
Obrigado pela Informação Luis Bonifácio. Seguramente vou lá passar.
Já agora como também sou colecionador de emblemas de radiador de automóvel, e tenho alguns bem antigos dentro da sua area de interesse, tal como grupos de forcados etc etc.
Se quiser imagens mande é só dizer.
Ab amizade.
Carlos Caria
Caro Pedro,
A Buisson era uma agência de viagens que organizada excursões, ora nós estamos a tratar de grupos excursionistas, agrapamentos populares de bairro, cujas sedes se situavam habitualmente em tascas ou tabernas, sem fins lucrativos ou estatutos, cujo único interesse era o convívio no ponto de encontro - tasca ou taberna -e o bem fazer aos mais necesssitados do seu bairro.
Com todo o interesse que a história das agências de viagens me merecem, pois iniciei a minha actividade precisamente numa delas.
Ab amizade
Carlos Caria
A agencia Buisson nos anos 20, alugava autocarros a excursionistas ou fazia circuitos turisticos organizados?
Que circuitos turisticos em autocarro fazia na zona de Lisboa?
Enviar um comentário