25 de dezembro de 2009

Um livro de cozinha para a juventude

Image and video hosting by TinyPic

A diferença relativamente aos livros de Rosa Maria já aqui referidos é notória, essencialmente quanto às instruções apresentadas. Este livro, da autoria de Fernanda Matos e Silva , abre com conselhos da autora aos «jovens do seu país». Da introdução, transcreve-se o seguinte excerto:

« Gostas de fazer campismo? Aprecias o prazer da pesca? Da caça? Gostas de reuniões com parentes e amigos, jovens como tu? Saber cozinhar não só é útil, mas também agradável e engraçado. Não será melhor, num fim de semana, na praia ou no campo, preparar os alimentos em casa ou ao ar livre, em boa amizade, entreajudando-se e pondo nestas tarefas a animação e a alegria da mocidade?
Porque hão-de ser as mães, as avós, as tias ou as empregadas a preparar a cesta da merenda, do almoço ou outras refeições […] Rapazes e raparigas, vamos cozinhar?
Experimentem e verão que os resultados serão amplamente compensadores, como foram para mim e para o grupo de jovens meus amigos… há tantos anos!».

Fernanda Matos e Silva, Vamos Cozinhar – Culinária Juvenil, Edições Excelsior

Quanto à entrada das gerações mais jovens na cozinha, aplaudo as sugestões desde que deixem esta divisão da casa sem o aspecto de um campo de batalha …

Sem comentários: