13 de novembro de 2009

A placa

Image and video hosting by TinyPic

Onde está esta placa comemorativa?

A que obra se refere?

(Adivinha concebida por Pedro F)

O Levy acertou.
E o Pedro referenciou.

Póvoa e Meadas, alto Alentejo.
A placa presta homenagem a um conterrâneo que, com sacrifício, pagou do seu bolso o curso de Engenheiro Electrotécnico na Universidade de Grenoble.
Quis que o seu conhecimento fosse aplicado na sua terra e assim nasceu a Barragem de Póvoa e Meadas (Hidroeléctrica do Alto Alentejo), a primeira barragem com aproveitamento hidroeléctrico em Portugal. Foi inaugurada pelas 14,25 do dia 23 de Fevereiro de 1927 e as povoações de Castelo de Vide, Niza e Póvoa e Meadas, por esta ordem, foram as primeiras povoações portuguesas com energia eléctrica gerada pelo aproveitamento hídrico.

8 comentários:

DL disse...

Póvoa de São Miguel, concelho de Moura?

Unknown disse...

Não é.

DL disse...

Póvoa, Castelo de Vide? Se não for esta, não estou a ver mais nenhuma Póvoa no Alentejo...

T disse...

Eu sou poveira do norte, mas descobri outra Póvoa no Alentejo:)

DL disse...

E eu sou alentejano e não estou a ver mais nenhuma...

T disse...

Verdade seja, sou filha e neta de alentejanos:)
Mas se pesquisar pelo nome do senhor da placa, descobre logo a Póvoa. Eu também não a conhecia:)

DL disse...

Então, mas essa Póvoa já eu disse, é a Póvoa de Castelo de Vide, só não acrescentei a palavra "meadas". Mas era a essa Póvoa a que me referia lol

Unknown disse...

Certo.

Póvoa e Meadas, alto Alentejo.

A placa presta homenagem a um conterrâneo que, com sacrifício, pagou do seu bolso o curso de Engenheiro Electrotécnico na Universidade de Grenoble.
Quis que o seu conhecimento fosse aplicado na sua terra e assim nasceu a Barragem de Póvoa e Meadas (Hidroeléctrica do Alto Alentejo), a primeira barragem com aproveitamento hidroeléctrico em Portugal. Foi inaugurada pelas 14,25 do dia 23 de Fevereiro de 1927 e as povoações de Castelo de Vide, Niza e Póvoa e Meadas, por esta ordem, foram as primeiras povoações portuguesas com energia eléctrica gerada pelo aproveitamento hídrico.