13 de outubro de 2009

OS CINEMAS TAMBÉM SE ABATEM

Image and video hosting by TinyPic


Talvez não seja do conhecimento de muitos que, durante alguns anos, no edifico do “Hotel Roma”, houve sessões de cinema.
“O “Hotel Roma” é o primeiro hotel da Moderna Lisboa a presentar no seu edifício, uma sala pública de cinema, especialmente equipada para 16 mmm. Na linha dos melhores hotéis das grandes capitais da Europa. O “Hotel Roma” pôs à disposição do público de Lisboa e do país, o “Cine-Auditório, um pequeno mas confortável estúdio, em que mercê do seu equipamento de 16mm, serão admirados filmes que as grandes salas não poderão exibir pela não existência actualente das respectivas cópias.”
Os programas eram passados a “stencil” e os que por aqui tem dizem-lhe que, pelo menos de Fevereiro de 1977 a Maio de 1979 no “Cine Auditório” do “Hotel Roma” houve cinema, mesmo bom cinema.
Image and video hosting by TinyPic

O Programa aqui apresentado refere um filme do ciclo “Western”, concretamente “Vera Cruz", filme de Robert Aldrich de 1954 com Gary Cooper, Burt Lancaster, Sara Montiel, visto no dia 27 de Outubro de 1977.
No programa os espectadores eram convidados a visitar o “Bar-Capri” – “Não é um bar de cinema! É um bar concebido especialmente para si. Um bar convívio.”
Na contracapa também se informava que o "Hotel Roma" servia casamentos, baptizados , festas de aniversário – “uma ementa que o satisfaz e um preço que lhe convém.”
A entrada para o “Cine-Auditório Roma” fazia-se pela Rua Infante Dom Pedro, junto ao restaurante.

Sem comentários: