1 de setembro de 2009

marvel'us

Image Hosted by ImageShack.us

o improvável aconteceu.
diriam os amantes de comics perante as últimas noticias.
poucas associações seriam mais improváveis do que a disney com a marvel.
se nos anos 30/50 era improvavel a junção do universo walt disney com o de tex avery, nos anos 70/90 a improbabilidade passou para a dupla disney/marvel.
disney sempre foi o moralismo lamecha, personagens asexuados e heróis dos quais não se conhecia um modo de ganhar a vida a trabalhar (o trabalho era uma coisa estranhamente austente do universo disney).
tex avery era iconoclasta como se poderia ser em animação nos anos 30. as personagem assumiam sensualidade, podiam ser malévolas ou inocentemente parvas: eram a transposição para animais de caracteres que encontramos no vizinho do lado, ou noutro mais distante.
este método resultou alguns anos e destronou mesmo a disney nos seus anos dourados. mas o moralismo voltou a atacar e a disney recuperou a liderança que voltou a ver ameaçada com uma nova geração fundamentalmente gráfica, visualmente muito poderosa.
a marvel foi buscar super herois limpos e sujos. uns mais hábeis que outros, mas todos poderosos. e rapidamente soube chamar a si os novos desenhadores que despontavam no mundo do comics undergroud e visualmente mais experimental. os próprios 'quadradinhos' foram desaparecendo.

em tempos de crise, a disney olhou para a marvel e disse: marvel'us !!!
e comprou o rival.

más notícias para os amantes dos comics

2 comentários:

ABS disse...

Deixa lá. We shall overcome, seja lá como for.
(Por "we" entenda-se "os iconoclastas", evidentemente).

Luísa disse...

A minh alma está parva...