O primeiro objecto tem quase dois séculos de existencia, sendo o segundo do século passado. Qual a sua funcionalidade, conseguem adivinhar?
E acertaram a Luísa: "a pinça serve para retirar as folhas de chá de dentro da chávena ou bule" e o César Ramos: " a estrutura metálica com pinguins serve para dentro se colocar um copo com chá quente".
16 comentários:
O primeiro não faço a mínima.
O segundo parece um caldinho. Servia para pôr água e humedecer o pincel de escanhoar.
Lamentavelmente a funcionalidade não é a que indica, Alfredo (e a mim parece-me tão simples, provavelmente não o será):)
Pois!...
1 - Pinças cirúrgicas.
2 - Pinguins p/despistar? Parece ter a vêr com gelo, mas a base e a longa pega induz q deveria ir ao lume e com elevada temperatura! Até tem ar queimado! Parece um recipiente para fazer grude... e mantê-lo quente [antiga cola dos marceneiros]
Só asneiras, não?!
O 1º deve ser uma pinça, para arrancar sobrancelha e o segundo uma caneca esmaltada
É uma pinça para apagar velas e candeeiros de azeite
Vou deixar algumas pistas:
ambos têm a ver com uma bebida quente muito apreciada em Inglaterra e, quanto ao 2º (também associado à bebida que refiro), não se encontra queimado, mas à espera que eu compre solarina para limpar o metal que oxidou (é que estava guardado no fundo de um armário):)
Ah... e ainda em relação aos pinguins no gelo: a sua função não é a de dispersar, mas é meramente decorativa (se lá estivessem flores ou nuvens valeria o mesmo):)
Pois bem!... eu continuo nas tais 'núvens', que poderiam estar na vez dos pinguins!
Bebida quente para os ingleses seria o chá, que copiaram por nós!
Então, com a pinça pegavam num molhinho de chá e mergulhavam na marmita dos pinguins para fazer a infusão...
Nada prático! Aqui, há algo de mais ritualista e tradicional...
E, para levar solarina, então o recipiente era mesmo para aquecer a sério, pois significa que é de metal tipo cobre... ou uma liga...
tipo alpaca...
Isto é: parvoíces, muitas!... 'certezas'... nem uma.
Só que os pinguins não se encontram a enfeitar uma marmita, César. Sendo um metal que oxida desta forma, não deve ser utilizado para lá dentro se fazer chá sob risco de intoxicação e alteração do sabor. Acontece que me trouxeram alguns destes objectos da Sibéria e, por isso mesmo, na ignorância crassa 'googlei' para ver se na dita região existiriam pinguins, tendo-me deparado com a seguinte pérola:
Are there penguins in Siberia?
NO, they don't get along with the Siberian white tigers!!!. No entanto, em alguns destes países (mais a Leste) usam copos e não chávenas para beberem o chá, o que poderá constituir pista, se se atentar ao formato. Quanto às pinças, quem quiser procurar, é encontrarem as últimas antiguidades que postei e respectiva utilidade e assim lá poderão chegar:)
Não será a pinça para retirar as folhinhas depois do chá feito? E "os pinguins não derreterão" quando vão aquecer a água que depois se deita sobre as folhas dentro de um bule?
Eu gosto de chá, mas não sei muito sobre isso. Infelizmente, acabo por me satisfazer com saquetas de vários tipos e um chá verde com manga, mas sem seguir rituais e ou preceitos...
O recipiente servia para meter lá dentro um copo 'em brasa', e o siberiano não se queimava, porque tinha a asa para segurar.
Faz lembrar uma armação com asa que outrora se usava para conter o copo do galão [café+leite] sem as pessoas queimarem as mãos.
Os pinguins estão bem 'caçados', pois combinam com climas frígidos e, de facto, deve ser mesmo só decoração!... não estava a vêr nenhum dar o 'salto' do polo sul, e ir pedir 'asilo' na Sibéria!
As pinças (tenazes), talvez fossem para colocar o copo dentro do 'escalfador', ou algo parecido, para evitar escaldadelas...
Isto sou eu, a imaginar o assunto, a 'frio'!
Adenda:
Mantenho o copo com chá dentro da
vasilha decorada com pinguins, para o pessoal não se queimar.
Como ritual,...
merece 'talher' à maneira! [e então, temos as pinças]...
Assim, estas serviam para[elegantemente] retirar o copo de chá, e poder beber-se o resto do líquido que, entornado,... ficava no fundo da vasilha dos pinguins...
como quem aproveita o que fica no fundo de um pires...
Os 'restinhos' foram sempre o que 'souberam' melhor!...
Vesti a 'pele' de um siberiano, fiz uma festa a um dos "white tigers" e cheguei a esta conclusão pouco higiénica, mas talvez plena de etiqueta para a época!
Sorry!
Grande suspense!... estou em crer que nunca mais chegamos ao fundo ao tacho:)
A Luísa acertou relativamente à funcionalidade das pinças (retirar as folhas de chá do 'interior' do dito) e o César também acertou quando referiu a funcionalidade do objecto decorado 'a pinguins', serve mesmo para no interior se colocar o copo e assim se poder beber o chá sem queimar.
Mas eles não sabiam que havia os 'samovar'?
Andei a ver... mas que peças lindas!!!
Até era capaz de beber um chá com aquilo!
Enviar um comentário