23 de julho de 2009

Lisboa ...

Image and video hosting by TinyPic

Onde é? Gosto deste bucolismo lisboeta. A estação de correios e o gasolineiro.
Quem acertou primeiro ?
J. disse...

largo do rato! ;)

Muitos outros completaram:) Obrigada!

16 comentários:

Luisa disse...

Pç D. Luís I ?

CL disse...

Rua Gomes Freire com a Rua de Dona Estefânia.

T disse...

Nops e nops:)

J. disse...

largo do rato! ;)

Miss Vee disse...

A entrar em Campo de Ourique?

Paula disse...

largo do Rato !
hoje onde era essa gasolineira tem uma farmacia :) e um bocadinho antes o PS.Em frente o Palacio dos Palmela, hoje em dia a Procuradoria

Unknown disse...

É no Largo do Rato, mas mesmo em frente do Palácio dos Praia e Monforte, actualmente sede do PS.

Paula disse...

isso mesmo :) e de frente junto a Rua da Escola Politecnica o Palacete dos Palmela , Familias oriundas dos Acores , uns do Faial, outros do pICO E OUTROS AINDA DE pONTA dELGADA , LOCAL E JARDIM de onde eu tenho fotos de meninos e meninas vestidos cheios de frus frus , de capelines acompanhadas pelo Duque e familia :)
depois tudo mudou :( de um lado o PS do outro a Procadoria, ja dizia o outro : mudam se os tempos mudam se as vontades !

Unknown disse...

Esta "remodelação" do Largo do Rato é de 1959/60. A foto deve ser dos primeiros anos de 60.

Paula disse...

e um bocadinho abaixo dessa Estacao dos Correios ha a Charcutaria Brasil ja na Alex Herculano , onde havia sempre boa fruta, queijos, etc !
ai que saudade desses locais
e escrevi asneira ha bocadinho , seria sim : Procuradoria :)certo ??
beijo desede o Canada, Ottawa onde chove a potes :(

gin-tonic disse...

Permitam-lhe também alguma divagação. Nas costas do gasolineira era a "Central do Rato", ainda lá está mas muito diferente, onde às sextas-feiras se juntava com amigos que jogavam basquetebol no Clube Nacional de Natação e arrancavam para o Pavilhão dos Desportos para maratonas dos campeonatos de Lisboa de Basquetebol.
Ao lado da estação dos Correios, já na Alexandre Herculano, a Charcutaria Brasil, juntamente com Martins e Costa e Jerónimo Martins, das mais conceituadas charcutarias de Lisboa, onde se encontrava de tudo, quando ainda não havia hipermercados.
Na esquina do Largo do Rato para a Rua da Escola Politécnica, havia uma lindissima taberna, hoje é uma pastelaria, mas mantiveram os azulejos. Nuno Bragança fala dela no romance "Directa":
"Você pode contactar-me às dezassete horas no Rato?"
"Posso", disse o homem. "No Alambique."
"O que é isso?"
"Na esquina com a Politécnica. Uma tasca, para variar. E é seguro. a PIDE vigia sobretudo os cafés."

carlos disse...

lendo o comentário do gin sobre as 3 charcutarias, reparo que as 3 tiveras destinos diversos:
1. a charcutaria brasil nunca passou de uma excelente charcutaria.
2. a martins e costa transformou-se num distribuidor de produtos alimentares na base do que vendia na charcutaria: produtos de qualidade sem manias gourmet e uma diversidade de clientes que vão da sonae ou do jerónimo martins até a pequenas lojas.
3. o jerónimo martins transformou-se naquilo que sabemos

J. disse...

;) passava por aqui muitas vezes e ainda passo quando vou ver a minha avo... estava convencida que a charcutaria brasil esta http://diasquevoam.blogspot.com/2008/07/t.htmlm onde comprava chocolates sem açucar para a minha avo... mas fica na brancaamp... e gin... agora estou certa de que nos cruzamos no nacional - cnn- onde o meu pai jogava basket desde jovem e lugar que continuamos a frequentar durante anos, aos fins de semana - mesmo no inverno, com as piscinas ja fechadas... almoçavaços por ali aos domingos, ou aqui http://diasquevoam.blogspot.com/2008/10/image-hosted-by-imageshackus_21.html e passavamos as tardes com os amigos por la... ;)

Gin-tonic disse...

Não se admiraria nada, caríssima J., mas a idade talvez não ajude. Ele nasceu em 1945. Acresce que não jogava basquetebol apenas se dedicava ao desporto líquido, depois dos jogos, com surtidas até ao "Alfredo" na Avª de Roma, já não existe, e à "Alga" um pouco mais abaixo, ao pé da Discoteca Sinfonia, ainda existe, a discoteca também, tascos que estavam abertos pela noite dentro...

Gin-tonic disse...

Disseram-lhe há dias que o novo restaurante ainda não está pronto, mas pouco falta. Também lhe disseram que o clube este Verão sofreu um sério revés pois não pôde utilizar a piscina descoberta por causa de um problema de escoamento de água, com todos os transtornos de não receitas que o facto acarreta. Um percalço que bem poderia ter acontecido durante o Inverno.
Um destes dias há-de passar por lá
para uma fotografia, ver como as coisas estão e saber como é a comodinha

J. disse...

que tenha nascido em 1945 ou 1975 certamente por la nos cruzamos ;)

nunca mais soube novidades do nacional desde que fizeram aquelas grandes obras! ;)

fico à espera de novidades do restaurane! ;)