29 de junho de 2009

Marcas de modernidade

Image and video hosting by TinyPic

Local marcante, pois cada pedra conta uma história. Situa-se a pouco mais de 20 quilómetros de outra cidade retratada no pós-guerra num romance de Morris West. A via de ligação entre uma área urbana fervilhante e outra já sem vida é a mais antiga auto-estrada da Europa, construída em lava e com o sacrifício de muitos homens na época do fascismo. Para além desta pista, seguem outras a fim de alcançarem a solução para a segunda pergunta:
A vida urbana não diferia da das grandes cidades actuais- havia muitas lojas, incluindo estabelecimentos de fast food , chamemos-lhe assim, frequentados por homens de negócios que almoçavam ao balcão sempre que não tinham tempo para uma refeição tomada tranquilamente.
Algumas lojas ainda ostentam inscrições a tinta junto à porta (protegidas actualmente por vidro para não serem vandalizadas) fazendo publicidade a descontos (saldos).
Nas ruas amplas ainda podemos ver a marca de passadeiras para peões.

1- De que cidade se trata?
2- Das características atrás apontadas, qual a funcionalidade da estrutura representada na fotografia?

A cidade é Pompeia (resposta de Monteiro José) e a funcionalidade da estrutura é manter quentes os alimentos num balcão de refeições rápidas (acertou a Emma).

4 comentários:

Anónimo disse...

La ville serait Pompei, et la structure je pense serait l'etal d'un marchand, dans ces trous il mettrait du ble du mais etc.
Monteiro Jose

teresa disse...

A primeira resposta encontra-se correcta. Quanto à segunda, e a acreditar na documentada guia (que reside na área moderna de Pompeia), a funcionalidade não é a referida.

Anónimo disse...

Era o balcão das tais lojas que a t(T)eresa refere, com as aberturas/ os recipientes onde se guardava quente a comida, pronta a servir?

Emma

teresa disse...

Certo, Emma. Foi-me dito que sim, sendo o local um antecessor de qualquer espaço de fast food:)