ou a primeira grande festa de verão no minho?
a festa das cruzes é a grande festa de barcelos.
por aqui diz-se que é a grande festa do minho, ou como alguém já aqui comentou: a festa das cruzes é o minho.
muito mais que o grande cartaz, é o ambiente generalizado que torna esta a festa especial.
mas o cartaz este ano tinha um daqueles fenómenos que arrasta multidões femininas que percorrem o país ao estilo dos velhos roadies dos grateful dead.
pelas 9 da manhã de sábado já uma pequena multidão feminina esperava pacientemente pela oportunidade de ver o carreira filho e estar na primeira das duas sessões de autógrafos prometidas.
a meio da tarde já muitas esperavam encostadas ao gradeamento junto ao palco sob o sol escaldante, a prenunciar o que inevitavelmente viria a acontecer depois: os desfalecimentos em série
caíam que nem tordos (ou pombas, neste caso).
mais do que a festa, foi o ambiente 'mikael' que se tornou o centro do mundo barcelense este ano.
e nem faltaram as senhoras empunhando cartazes a solicitar 'mikael, faz-me um filho. mesmo que não consigas, tenta'.
é talvez por isto e outras coisas parecidas que acho não ser a festa das cruzes a grande festa do do minho, mas uma grande festa do minho.
a sua primeira grande festa.
a que inaugura as hostes do verão minhoto.
da que considero ser a grande festa do minho falarei depois de jantar...
até já...
2 comentários:
...desfalecimentos? Sempre me interroguei sobre o perfil das fãs (outrora do Marco Paulo, hoje de outras aves canoras da mesma estirpe). Não sendo de bairrismos, lembro o fogo de artifício na Sra. da Agonia no auge do Verão - salvo erro a 15 de Agosto - embora ainda há dias tenha ouvido uma pequeno comício sobre os mal que o tal fogo faz aos pássaros (estes em sentido literal).
desfalecimentos, desmaios, síncopes ou o que lhe quiserem chamar, que as senhoras caiam mesmo.~isto de estar longas horas ao sol para não sair das primeiras filas é o que dá...
eram umas faints que lhes davam, umas atrás das outras.
quanto ao perfil, caríssima amiga, lamentando desapontar-te, no caso dos carreiras são o mais abrangente possível: de donas de casa a estudantes; de professoras a médicas; de empresárias a operárias.
tudo, mas literalmente tudo.
e muitas com a desculpa que estão 'pela brincadeira'. como uma das senhoras que pedia que o mikael lhe fizesse um filho (que teria sido porque viu uma outra com uma camisola no pavilhão atlântico e fez uma aposta..)
o clã carreira é doutra estirpe que o marco paulo.
primeiro porque não fazem a carreira com versões em português de canções alemãs (ou de outras paragens),
depois porque o profissionalismo em palco fica a léguas do marco paulo.
até na dedicação às/aos admiradores a coisa pia mais fina: mesmo este mikael, com uma sessão de autógrafos pela manhã com o teste de som e outra madrugada dentro, enquanto havia uma pessoa na bicha, já muitas horas depois do espectáculo acabar.
quanto aos estilo é-me irrelevante, ambos estão a léguas de ser cup of my tea.
Enviar um comentário