17 de abril de 2009

CAMINHADA PARA ABRIL



17 de Abril de 1974

Entrada deste dia do “Diário” de Miguel Torga:
“Jesus Cristo Superstar”. Que perverso aproveitamento se faz hoje do inconsciente cristão, que, quer queiramos quer não, é uma herança de todos nós! Ao sair do espectáculo, até ao mais ateu alardeava o ar iluminado e desobrigado de quem acabava de cumprir honestamente um preceito. Preceito tão público como o da missa, acobertado, porém, da crítica do livre pensamento por nobres razões estéticas. Necessitada de sagrado, mas envergonhada dessa fraqueza, a multidão corria ao cinema e saía aliviada e divertida como quem sai de um casino. Viesse um apóstolo pregar na praça a boa nova, e toda aquela gente passaria ao lado, embaraçada com o escândalo da verdade em carne viva. Felizmente que o escudo da arte tornava permissível o acto cultural… E esgotavam-se as bilheteiras”

Neste dia reunião em casa de Dinis de Almeida citada no seu livro “Origens e Evolução do Movimento de Capitães:” :
“Dos doze presentes, entre outros, estavam Otelo S. de Carvalho, Fausto A. Pereira, Maia, Macedo e Castro.
Foi a primeira vez que Fausto Almeida Pereira conheceu Otelo Saraiva de Carvalho.
Desconfiado, Otelo chamou o capitão Sousa e Castro, de parte, à cozinha e perguntou-lhe:
- Quem é aquele gajo?
Ainda não muito confiante, ao reentrar na sala, Otelo ainda prevenia ameaçador:
- Escusado será dizer, que quem divulgar o que aqui foi dito… se transpirar lá para fora alguma coisa, eu corto-lhe a cabeça!”
E olhava significativamente para Almeida Pereira.
Pouco depois Otelo Saraiva de Carvalho lia a ordem de operações, ao mesmo tempo que referia que o Chefe da Junta seria o General Costa Gomes.”

Sem comentários: