Será que foi este o slogan que inspirou o cantor?
Nunca o saberemos. Mas notem a liberdade da apologia à boa recepção ao homem da casa. Ele é jorbal à mão , ele é cigarro, ele é maple. Tudo pelo bem estar. E uma chávena de café Tofa. Quanto à marca o nosso rei das marcas saberá explicar de forma excelente.
3 comentários:
Realmente está um Must!
Adoro estes anuncios antigos :)
Tenho algumas revistas antigas, ver se tiro fotos e mando para vcs colocarem no vosso blog.
Beijinhos
Ana
Obrigada Ana:)
a tofa começou quando, no final dos anos 50, um grupo de fazendeiros em angola pretendeu comercial em portugal o café que lá produziam.
no começo da década de 60 começaram com a sua torrefacção em linda a velha, ao tempo uma torrefactora modelo (hoje esse edifício é a sede da nestlé portugal, que comprou a tofa nos anos 80).
a tofa foi a primeira marca de café a fazer auto-venda, o que lhe deu uma notoriedade, como marca, muito forte.
ao tempo compravam-se lotes de café com os nomes das colónias mas que mudavam de loja para loja. a tofa inaugura o conceito marca pré embalada para venda e a rimeira embalagem a vácuo. também foram pioneiros no descafeinado (então ainda com um processo quimico e não lavagem como hoje se faz).
a seguir a 74, quando era impossível importar café, a tofa começa a fazer uma série de sucedâneos (misturas com cevada, chicória e/ou centeio torrado) para bebidas inatantâneas (é desta época o brasa).
colateralmente, os seus bolos de café eram (penso que ainda são) magníficos,
e, por duas vezes, a sua loja da rua do ouro me serviu de protecção em cargas policiais em 72.
o sistema de porta que subia do chão era muito eficaz porque de cada vez que havia manifestações e consequentes cargas policiais no rossio, eles fechavam a loja.
a notoriedade foi morrendo por deliquiescência no mundo nestlé, e pelo crescimento da delta, que conseguiu importar café numa altura que ninguém tinha dinheiro e/ou arte para o fazer.
Enviar um comentário