9 de janeiro de 2009

"Tombe la neige" ou em cada taxista um filósofo

Image and video hosting by TinyPic
Há dias, tendo tomado um táxi à saída da faculdade, perguntei ao motorista: sabe onde fica a Praça João do Rio? E ele respondeu com ar sabedor: "se é local que conheço é esse, há 45 anos, quando cheguei a Lisboa, a primeira notícia que ouvi foi a da queda de uma árvore nessa praça" - e acrescentou com ar nostálgico: "longe vai o tempo em que a queda de uma árvore era notícia!".
Curiosamente, hoje temos sido brindados com constantes referências à neve que tem caído em localidades pouco habituais do país. Não deixei de recordar a breve conversa e acabo por suspirar de alívio, pensando que afinal não merecem honras de primeira página apenas o conflito israelo-árabe, a delonga de casos tão incómodos que se arrastam há anos pela justiça ou o aumento da criminalidade ou do desemprego.
Pelo exposto, incluo um texto retirado do jornal Público de hoje na sua versão electrónica, ficando o desafio para aqueles que se fazem frequentemente acompanhar da máquina fotográfica:
Envie-nos as suas fotografias e vídeos da neve no Norte do país
09.01.2009 - 11h59
Muitas localidades da região Norte do país acordaram hoje com neve. A cidade de Braga, por exemplo, vive esta situação pela primeira vez em mais de 20 anos. Em Bragança, as escolas fecharam por causa da dificuldade de transporte dos alunos das aldeias vizinhas. Convidamos os leitores a enviar fotografias e vídeos dos nevões de hoje para o e-mail ultimahora@publico.pt Seleccionaremos as melhores fotografias e vídeos, devidamente identificadas, para publicação numa fotogaleria e no canal de vídeos do PÚBLICO.

5 comentários:

Anónimo disse...

Ouvi agora nas notícias que se prevê neve em Lisboa e até no Algarve. Será?

teresa disse...

Talvez uns farrapitos como há uns anos atrás (3 anos?).
Recebi um SMS da minha operadora (não faço publicidade) que refere temperaturas para Lisboa entre os 0 e os 8 graus durante o fim-de-semana. Mas cá por Sintra, acredito que sejam mais baixas. Citando alguém que conheço "lá andaremos nós 'linkados' aos aquecdores":):):)

teresa disse...

"aquecedores", ai a dislexia...

Anónimo disse...

Em Lisboa propriamente é capaz de não nevar, mas repetiram que nos arredores se previa neve (Mafra, Loures...) cerca das 3h da manhã.
Os farrapitos foi em Fevereiro de há 2 anos... mas a reacção da vizinhança foi semelhante à de um nevão.
Aqui por casa ando linkada e bem linkada ao aquecedor. É o meu Boby, para onde eu vou ele vai também.

teresa disse...

Quando nevou dessa vez, vi imagens captadas na Malveira da Serra que mais pareciam da Serra da Estrela:)