24 de novembro de 2008

D. Veva ou o anónimo vencedor da morte

Image Hosted by ImageShack.us

Compro este livro há umas duas semanas, porque nada sabia de Carlos Mayer, um dos vencidos da vida. Nem conhecia a D. Veva, sua filha. O livro é belo e cuidado, data de 1945. Dizem-me que a autora se tinha um elevado sentido estético, era pouco atenta à realidade. Mais me informam, que por dez euros fiz uma rica compra.
Estava a lê-lo ensonadamente, porque a D. Veva é prolixa e demora a chegar ao que interessa. De repente, quase Twilight Zone, ouço uma voz. Está ali outra pessoa. Que está profundamente irritado com a D. Veva. Ora vejamos.



Ok, está certo, a D. Veva distraíu-se. Mas quem não está distraído este anónimo anotador.



Um dos meus gostos pelos livros velhos é este amontoado de informação que não é suposto. Adoro livros anotados e vividos. Intriga-me quem seria este senhor. Não morria de amores pela D. Veva não.

2 comentários:

teresa disse...

T,
de Carlos Mayer, além do seu alinhamento nos vencidos da vida, só o conheço como nome de rua lisboeta:)
Quanto às anotações, a minha curiosidade também vai para muitas destas "estórias" da História.
Talvez por isso quando foi editado o livro Cartas de Amor de Fernando Pessoa (a Ofélia, irmão do poeta Carlos Queiroz, não confundir com o "outro") eu deva ter sido uma das primeiras compradoras:)

T disse...

Sim, estas histórias por detrás da história são apaixonantes.