25 de novembro de 2008

ALGUNS DIAS DO DIABO...

OLIVEIRA E COSTA, ex-presidente do BPN, encontra-se em prisão preventiva indiciado pela prática de seis crimes: burla qualificada, abuso de confiança agravado, fraude fiscal, infidelidade, aquisição ilícita de acções, falsificação e branqueamento de capitais.

ESTRANHA – mas isso ainda é possível no Portugal de hoje? – que, Manuel Dias Loureiro depois da entrevista à RTP, não tenha sido preso, não dirá logo à saída dos estúdios, mas pelo menos no dia seguinte
Dias Loureiro afirma que não participou nem teve conhecimento de irregularidades no BPN, que sempre confiou nas “boas intenções e na boa gestão de José Oliveira e Costa” e sobre desvios de milhões e operações obscuras, declarou: “Não acredito que ele tenha feito isso para benefício pessoal.”

 SEGUNDO os jornais, Oliveira e Costa pouco tem a perder. Doente que está, divorciou-se da mulher, mas antes tratou de lhe deixar todos os bens. Calmamente fica a guardar que os seus advogados mexam os habituais cordelinhos para sair da prisão preventiva…,


O PRESIDENTE da República, Cavaco Silva, emitiu um comunicado onde condena as tentativas de associar o seu nome à situação do BPN.. O chefe de Estado assegura que não pode “tolerar a continuação de mentiras e insinuações visando pôr em causa o seu bom nome”, na sequência das ilegalidades financeiras que culminaram na detenção do ex-administrador Oliveira e Costa.

TROPEÇÂO numa fala do filme de João César Monteiro “Quem Espera por Sapatos de Defunto”: “Este país é um cu, um buraco de onde não se sai.”

A AUTOEUROPA já dispensou 220 trabalhadores contratados a agências de trabalho temporário. A crise que se abateu no sector automóvel também põe em risco mais 300 trabalhadores com contrato a prazo.

SEGUNDO Eurofound, fundação que estuda as condições de vida e de trabalho na Europa. O norte de Portugal surge como a região europeia em que, entre 2002 e 2007, à excepção de uma outra na Irlanda, mais impacto tiveram os despedimentos colectivos.

NOS ÚLTIMOS cinco anos houve um aumento de 9,1% no número de desempregados com formação superior. Segundo o índice de empregabilidade, há cursos em que mais de metade dos licenciados ainda não tem trabalho.

NUM DOCUMENTO o Banco de Portugal veio explicar que o aumento do desemprego de longa duração tem a sua explicação, no «generoso» subsídio de desemprego, no «conforto» que aquele propicia.

EM ENTREVISTA à CNN, Barack Obama garantiu que fechará o campo de concentração de Guantánamo.

SEGUNDO dados revelados pela Direcção-Geral das Pescas, um quilo de sardinha custa 0,69 euros à saída do barco e depois é vendida ao consumidor a 4,65 euros

MANUEL ANTÓNIO PINA em crónica no “Jornal de Notícias”: “A blogosfera, porque é múltipla, e livre (por enquanto…), e contraditória, é um lugar privilegiado para "ver" o que o discurso e o olhar raso dos media tradicionais ocultam. Ficar-se hoje, em termos de informação como de opinião, por jornais e telejornais constitui a pior forma de cegueira.”

“TANTO MAR”, canção de Chico Buarque de Holanda, na versão de 1978:

“Foi bonita a festa, pá
Fiquei contente
E ‘inda guardo, renitente
Um velho cravo para mim

Já murcharam tua festa, pá
Mas certamente
Esqueceram uma semente
Nalgum canto do jardim

Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também quanto é preciso, pá
Navegar, navegar

Canta a primavera, pá
Cá estou carente
Manda novamente
Algum cheirinho de alecrim.”

HOJE È 25 DE NOVEMBRO e faltam trinta dias para o Natal.

6 comentários:

lulu disse...

Gosto destes relatos do GIn-TONIC, Ele faz um resumo de tudo o que interessa, é muito práctico ver as notícias como ele as escreve.
E também gosto muito de gin tónico :)

carlos disse...

dos relatos do gin-tonic também gosto muito.
do dito com a dita é que nem por isso :)

teresa disse...

Deste relato "tónico", coloco a "tónica" na situação dos jovens licenciados: em França e Itália são conhecidos como a geração "1000 euros". Por cá, entre call centers e distribuição de pizzas talvez, com optimismo, sejam a geração "500 euros". E o argumento de "todos quererem ser doutores" já há muito que se encontra fora do prazo de validade, pois continuamos a ser um dos países europeus com menor percentagem de cidadãos a prosseguir estudos:(

gin-tonic disse...

Tanto quanto se lembra coisas, e foram simultâneas, lhe marcaram a vida: beber gin-tonic e fumar cachimbo.
Teria então 15/16 anos e aí começou uma história interminável. Nunca recusa um gin, apresente-se ele da forma que se apresentar. Mas prefere o tónico. Teve um tempo, longo, em que acumulava com "dry martinis" mas começou a ver estrelinhas e, se bem que, ao que dizem, a saíde seja um estado transitório que não augura nada de bom. aconselharam-noa a cbar com isso. Agora só olha para os "dry martinis" e também há quem diga que olhar é provar. Mas terão que lhe fazer um desenho para acreditar...

teresa disse...

:)
... e não é que me lembrei de uma (antiga) entrevista dada por Joaquim Letria na qual afirmava o entrevistado não ter como objectivo "chegar aos seus últimos momentos cheio de saúde?" (mas quanto a este particular não tomo posições,limitando-me ao estrito relato do testemunho)

carlos disse...

a parte do fumar cachimbo também tive disso.
aliás é a única forma de fumar que alguma vez tive. ali pelos meus anos, durante uns dois anos.
deixei de fumar pelo sabor na boca ao acordar e pelo cheio nos dedos de cada vez que limpava o filtro..

o gin, como se sabe, para mim é mais com limão