21 de outubro de 2008

Image Hosted by ImageShack.us


... a vida é cíclica… tão cíclica que podemos morrer exactamente no mesmo sitio onde nascemos…

venho de uma família muito pequena, apesar de ter descoberto recentemente que o meu avô z. tinha muitas irmãs que penso nunca ter conhecido… costumamos brincar e dizer que somos poucos mas bons… mas, hoje a duvida instala-se...

… era a casa antiga, no rés-do-chão, com um soalho que rangia… o corredor era imenso e lembro-me de passar muitas tardes em cima do meu triciclo vermelho para cá e para lá… chegava muito cedo à rua do quelhas, no tempo em que os avós tinham tanta disponibilidade quanto gosto em ficar em casa a cuidar dos netos. chegava de manhã, muitas vezes com a minha mãe, meio estremunhada… entrava naquela casa escura e silenciosa ainda nas manhãs de inverno. às vezes o sono deixava-me a dormir na cama da minha avó outras vezes, espevitada, corria directamente até à cozinha…. a cozinha ficava ao fundo do dito corredor, à direita, havia um degrau pequenino. de manhã encontrava já o rádio castanho, grande, aceso (estou convencida que ainda funciona). a minha avó já andava nos preparativos dos legumes para o almoço e a avo t. estava sentada na mesa a molhar o pão no café com leite. é uma cozinha de rés-do-chao antigo, as janelas ficam ao pé do tecto e havia sempre um escadote para saltar para o degrau de forma a poder estender-se a roupa ou espreitar os numerosos gatos que nasciam no quintal do outro lado. aos poucos a casa ía acordando. o padrinho, às vezes a c. e o meu tio. começava o corropio à casa de banho. eu saia para a rua com a minha avó. começavamos por comprar o pão na padaria da mercedes, subiamos a rua dos navegantes e íamos à estrela a uma mercearia onde a minha avó me comprava, em segredo, um chocolate de embalagem castanha com um desenho de uma vaca (talvez se chamasse « mimosa »). voltavamos para baixo, às vezes recuperavamos a c. na escola que ficava a meio caminho e voltavamos a casa. almoçavamos e ainda sinto o cheiro dos croquetes feitos pela avo t. ou o cheiro da açorda feita pela minha avó. comiamos na sala e viamos o que se passava na altura numa televisão a preto e branco. às vezes a minha avó saía comigo à tarde e lá subiamos até ao jardim da estrela ou visitavamos os comerciantes entre duas compras. ali toda a gente dizia bom dia. depois eu tive idade para ir para a escola ; o padrinho às vezes levava-me com ele ao rato e iamos à papelaria fernandes comprar os livros e material escolar que não encontravamos no senhor emilio, na rua do meio… mas nesses dias iamos de autocarro, no 27 que apanhavamos mesmo em frente à janela. depois as coisas começaram a tornar-se complicadas e eu deixei de ir para a minha avó. fui para uma nova escola, mais perto de casa… para a minha avó o mundo desabou nesse dia… ela ainda hoje me diz, quando recordamos « bons tempos esses, levaram-me os meus meninos »… e ela ainda não sabe que lhe levaram o menino dela…

… e esta casa da rua do quelhas foi perdendo vida… o avo z. ja tinha desaparecido quando eu tinha 3 anos, logo no dia depois de os ter feito. desapareceu a avo t., depois o padrinho e a minha avó adoeceu. o tio ficou a tomar conta dela… como pode… mas deixou de poder porque a doença apoderou-se dela e trouxe complicações… e ele ficou sozinho… queriamos dar-lhe a mão, mas ele não chegava lá, parecia que nem queria senti-la quando chegavamos a pousar a nossa sobre a dele… e foi assim que a porta ficou aberta, que a vizinhança subia e descia as escada todos os dias mas ninguém reparou… num predio com 3 andares e com uma porta por andar… haverá maior solidão do que esta ?

… e a cozinha do rádio onde ouviamos os « discos pedidos », o « quando o telefone toca », um programa em que deviamos adivinhar onde miava um gato… onde a avo t. todas as manhas molhava o pao no café com leite, onde a minha avo desde cedo preparava a comida, estendia a roupa, onde a avó t., enchia a mesa mesmo por baixo do radio, de farinha para fazer os croquetes, onde a minha avó preparava os almoços de domingo, depois de virmos do "nacional", com tanto amor, pronta a eternizar aquele momento… perdeu todo o encanto na tarde de segunda-feira…

… quero que aquele tempo seja imortal, ainda que seja apenas nas nossas memórias…

8 comentários:

erre disse...

Enquanto estiver na tua memória será eterno :)

gin-tonic disse...

É o tempo de ser ele a ficar arrepiado... Simples e comovente texto.
Quem assim escreve não necessita de andar a fazer preguntas sobre...
Um abraço

T disse...

Engraçado, em todas as nossas memórias jaz um comprido corredor .
Escrevi uma vez um texto sobre ele:)
Então o Dias não era para posts intimistas meninaJ ? Palermita:)

Politikos disse...

Jovem J. Anime-se. Essas memórias são suas, para sempre. Já as viveu, já as sentiu e isso nada, nem ninguém lhe pode tirar. Lembre-se que pode dizer: Eu vivi.
Agora o que me parece é que vou ter de reformular a minha fórmula de tratamento consigo. É que essas memórias - os avós com tempo, o rádio, os discos pedidos e etc. - também são as da minha infância?!?!? Como é que ficamos, pois, em matéria de idades ;-)

Curiosa disse...

Que texto bonito!
Tão boas memórias da sua avó e dessa casa de esquina cheia de vida (quando vi a foto preparei-me prontamente para acertar na Borges Carneiro pensando ser mais uma adivinha e brincadeira da T!).
Lamento a perda. Valha-nos os bons momentos e recordações que ficam sempre connosco...

J. disse...

... os textos às vezes vêm assim mais cheios quando o sentimento aperta...

gin ainda consegui corar no meio de alguma palidez... :)

t. não volta a acontecer, não havera mais posts destes! :)

caro politikos, gostei de imagina-lo com os seus avos a ouvir os mesmos programas de radio que eu ouvia... se calhar eu tinha 4 anos e o politikos 8...

o que nos salva afinal é a memoria... para eternizar ou imortalizar os dias...

Anónimo disse...

Que sensação estranha! Morei durante mais de 20 anos muito perto dessa casa. E ainda hoje passo por ela 4 vezes por dia, pois continuo a trabalhar lá perto.

Se a tivesse que desenhar poria sempre uma pessoa à janela, a ver a vida a correr lá fora.

Não a conheço, nem sei se sequer alguma vez lhe terei dito bom dia. Provavelmente sim, numa das muitas idas ao Sr. Floriano.

Mas senti há uns tempos que era cada vez mais raro haver alguém à janela. É estranho como isso me fez falta...

Enfim, é a estranha vida de cidade que não nos deixa espaço para conhecer toda a gente.

Agarre-se às memórias que também são boas e partilhe-as como fez aqui, vai ver que o tempo passa mais depressa e que a tristeza permite que surja um sorriso carinhoso.

J. disse...

luissm, o seu comentario trouxe-me alguma timidez... apesar deste post ser "autobiografico", acho que nunca acreditamos que estes "relatos" possam ser concretos para outras pessoas, mas fiquei muito curiosa pelo seu olhar exterior e por saber qual das duas pessoas que la viviam estava mais frequentemente à janela... e como é que estava e como olhava e o que olhava...

... parece que tudo se tornou ainda mais real... é verdade que era habito da casa estar à janela...