13 de outubro de 2008

FRANCIS FORD COPPOLA PRESENTS


Tem feito dos melhores filmes da História do Cinema. Francis Ford Coppola o realizador em que se pode confiar, tal como algures viu escrito. Gosta dos “Padrinhos”, de “Apocalypse Now”, de “Tucker”, “Cotton Club” mas, acima de tudo, pela-se por “One From The Heart”, em português chamou-se “Do Fundo do Coração.”. Um filme belo, um lindíssimo musical onde pelo meio anda Tom Waits mais as suas as suas canções. São filmes assim que fazem com que haja gente que se enfeitiça pelo cinema e passa a amá-lo. É assim que pensa.

O filme foi um enorme “flop” que levou à falência dos “Zoetrope Studios”. Coppola ainda hoje anda a pagar as dívidas: “Nestes últimos anos tenho estado sobretudo ocupado com a minha própria sobrevivência”.

Amigos foram à Califórnia, de lá trouxeram um muito agradável vinho branco, jovem, como devem ser sempre os brancos, servido como entrada em almoço onde se contaram peripécias, viram-se fotografias.
Foi apenas uma garrafa que apenas deu para saborear, mais não foi possível porque discos e livros já tinham levado à compra de uma outra mala e a excesso de bagagem.
Na Califórnia visitaram a quinta de Coppola, onde ele produz vinho, um meio para ajudar a saldar as dívidas. Uma quinta lindíssima onde à entrada há uma imensa passadeira vermelha como aquela que vemos na noite dos Óscars.
Já a garrafa estava vazia quando lhe ocorreu que poderia tirar uma fotografia ao rótulo e fazer qualquer coisa sobre isso. A fotografia não é grande coisa mas talvez dê para ver alguma coisa. Uma garrafa vazia nunca dá boas fotografias…
O rótulo é um écarn de cinema onde se pode ler:

“FRANCIS FOR COPPOLA PRESENTS
2007
Bianco
Pinot Grigio
CALIFORNIA

O bom gosto é sempre um prazer e deu-lhe uma vontade enorme de rever “One From The Heart”. É o que vai fazer a seguir mesmo sabendo que este é mais um daqueles filmes que só deverá ser visto numa sala escura de cinema.

2 comentários:

Curiosa disse...

Que saudades de filmes assim...

E musicas assim: http://www.youtube.com/watch?v=UeIFBXNoluU

ABS disse...

Completamente de acordo quanto ao "One from the heart". Grande filme. Para ver em cinema, sim. Em DVD...