3 de setembro de 2008

o aquecimento pouco global

no inicio do século 21 apareceu (pelo menos nos media...) o conceito de aquecimento global. primeiro desconfiei dessa globalização do calor, mas com o tempo e o aumento do número de artigos/palestras/anúncios/etc sobre tal aquecimento comecei a acreditar que era verdade, que vinha aí o inverno com temperaturas médias de quase 20 graus, o verão com temperaturas a rondar os 40 graus, o tempo seco, o deserto que se iria instalar neste nosso jardim à beira mar largado, todo um pacote de situações miríficas resultantes desse tal de aquecimento global...
e para já que temos? um verão envergonhado, um inverno molhado, o deserto que não aparece (até o lisboa-dakar se foi embora...)!
eu que já começara a imaginar que era desta que o verdadeiro deserto se vinha instalar entre nós, aquele com muita areia, com jipes felizes a saltitar de duna em duna... mas não... o tal de aquecimento global afinal não é assim tão global.

3 comentários:

Anónimo disse...

Nem tão global nem tão aquecimento. Existe pelo menos um blog português que se dedica a desmontar esse mito catastrofista.

Jorge Lima disse...

Viva, Pol... se o aquecimento "global" se verificar exactamente de acordo com o que está previsto, então é provável que a temperatura média em portugal *DESÇA* cerca de 10 graus... visto que somos um país quente demais para a nossa latitude, algo que se deve á corrente do golfo.
O aquecimento global, ao derreter o pólo norte como tem rapidamente derretido, provoca uma contra-corrente de água fria que anula a corrente do golfo e poderá ainda inverter o seu sentido. Claro que a história é muito mais complicada do que isto, mas não falta por aí informação mais detalhada.

Bic Laranja disse...

Então o aquecimento resulta em arrefecimento. Estranho nome lhe deram...
E você? Já fez a prova de sabor Planta?
Cumpts.