28 de setembro de 2008

A Mulher ideal de 1971



Esta era a capa da revista Banquete de Outubro de 1971. Reportava-se ao concurso de Mulher Ideal do mesmo ano, em que Portugal tinha ganho o prémio europeu. Maria João Avilez Ataíde era a vencedora.
Este prémio não tinha só a ver com a beleza, embora esta sobejasse à senhora. Uma das provas exigidas era o saber culinário e o de receber. Ela provou ser uma exímia fazedora do cherne na cataplana, entre outras provas. A receita não me parece nada má. Toca a experimentar?

Clicar para ampliar a segunda imagem, pois claro.


7 comentários:

Politikos disse...

Ocorreu-me como será a Mulher Ideal de 2008?!?!
;-)

T disse...

Para mim esta senhora estava bem. Fizesse-me ela uma cataplana:)

Anónimo disse...

penso que esta senhora é a mesma que é a directora da 'maria ulrich'

Paula disse...

Tenho lá pelo menos uma revista Banquete!
Achoq ue era da minha sogra, que, sabenso que adoro revistas e livros antigos, me presenteou com uns exemplares lindos, lindos, lindos!
:)
Bjs!

T disse...

Boa sogre que tu tens:)

Anónimo disse...

A minha mãe coleccionava e "experimentava" o conteúdo da Banquete... vou perguntar-lhe se ainda as guarda no sótão.
Parece que as deliciosas receitas estão a desviar as atenções do conceito de mulher ideal durante o Estado Novo:aspecto aprumado, cabelo com "mise de rolos", avental irrepreensível, mas se virem fotos americanas da época também encontram este estereotipo.
Ah, e sobre a fotografia, relembrei as antigas garrafas de cerveja que, em vez de rótulo, tinham a marca "gravada" a tinta branca...
:)

Anónimo disse...

era a época dos 'lavores femininos' e da 'economia doméstica' como disciplinas nos cursos femininos.