18 de setembro de 2008

Das leben der Münchner

Quem já viajou de avião sabe que frequentemente não se vê nada do que se passa ao nível do solo, pois estamos acima do nível das nuvens. Qual não foi o meu espanto quando cheguei a Munique, e o piloto passa súbitamente o nível das nuvens... gáudio! Verde, verde, verde, um mar infinito de verde. Quintas, casas e florestas em estreita comunhão.

Munique é uma cidade abençoada pelo verde - parece Sintra! Do comboio para casa, faço um caminhozito pedonal que é um autêntico túnel de verde, tal é a densidade da vegetação que o envolve. Até se sente uma diferença de temperatura lá dentro, visto estar perpetuamente á sombra.


Photobucket

Apesar de viver no "centro", ou seja, a 6 ou 7 km mas ainda no "innerraum" onde os transportes são mais baratos, vivo num prédiozinho de 2 andares, e tenho uns 50 ou 100 metros de verde entre mim e as casas mais próximas, apenas metade dos quais estão representados na foto.
Note-se a cercazinha rústica de madeira... aqui é tudo em madeira, tenho uma varanda generosa com alpendre de madeira, sinto-me a viver no Senhor dos Anéis :P

A casa é antiga, foi o mais barato que encontrámos, e mesmo assim nunca faz frio nem calor cá dentro, está sempre uma temperatura agradável, e não há barulho.
Mesmo com a janela aberta, os carros que passam ao longe são mascarados pelo chilrear dos passarinhos, e mal se vêem pelo meio do verde.




Há uma profunda sensação no ar de que aqui tudo foi pensado e faz sentido. As calçadas antigas também existem mas não estão aos altos e baixos, e as pedras não foram colocadas ao acaso. Formam arcos decorativos, oferecendo talvez mais alguma vantagem estrutural?

A única coisa que não gosto são as igrejas... sinto falta da nossa abundância de branco. Aqui não deve ser uma zona de mármores e calcários, fazem casas e igrejas com tijolo nu, revestem as estátuas de um dourado horrivelmente ostentacionista, e as cúpulas estão cheias de verdete...

4 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro Jorge Lima,

só agora tive oportunidade, de ler o seu texto, e ver as suas fotos.

Não quero desfazer, de maneira alguma, da beleza, da foto do meio e da de baixo.

Mas para o meu gosto, a primeira, não é linda.

É simplesmente, " maravilhosa ".

Tudo de bom para si.

Um abraço,


Fernando ;-)))

Jorge Lima disse...

Venha visitar-nos! :)

Anónimo disse...

Quem me dera, Jorge.

Sinceramente agradeço-lhe o convite, mas não me é possível.

Primeiro porque estive de férias em Agosto e em segundo nesta altura, seria impossível, ausentar-me donde estou.

Votos que tudo corra, ao vosso agrado!

Fernando ;-)))

Anónimo disse...

...bom, também vivo há uns anos em Munique e sempre gostei mais das igrejas bávaras do que das portuguesas....pois o interior das igrejas bávaras é sempre branco e claro e nao escuro como nas igrejas portuguesas...