17 de setembro de 2008

cría cuervos y te sacarán los ojos

nos anos 70, carlos saura fazia um dos seus mais belos filmes, cria cuervos.

Image Hosted by ImageShack.us

para mim o mais 'mágico' ainda é carmen, com um notável naipe de actores que se interpretam a si próprios: laura del sol (a carmen), antonio gades, pepa flores aka marisol, paco de lucia, cristina hoyos, e seguramente o filme que me ensinou a gostar de flamenco e a compreender aquela atitude de galo de capoeira dos 'cantaores' e dos dançarinos de flamenco. mas adiante...

cría cuervos e um filme um bocado à margem do que me faz gostar de saura: o seu claro empenhamento político, nomeadamente durante a ditadura espanhola.
cria cuervos é a dramatização do ditado espanhol que nos lembra que se criarmos corvos, eles nos podem arrancar os olhos.
é uma brilhante fábula sobre as relações familiares, a sociedade e os valores em espanha durante a ditadura.

desse filme, ficava-nos no ouvido uma patética e simples canção que era tocada num pequeno gira-discos portátil.

durante imensos anos essa canção esteve em hibernação escondido não sei onde da minha memória.
juntamente com o filme.

nos últimos dias, mercê duma autopromoção dum canal de cabo, dei por mim a trautear essa improvavel cançoneta cantada pela estrela pop jeanette (uma inglesa, jeanette dimech, que fez carreira em espanha e que continua com uma legião considerável de admiradores).

oiçam, para que não seja só eu a tratear esta coisa:
cria cuervos, porque te vás, jeanette

1 comentário:

Anónimo disse...

Goto muito de ver os espanhois na cidade (Rui Rio dixit)