25 de julho de 2008

Era uma vez


Era das minhas melhores recompensas. A moeda de vinte e cinco tostões. Com ela comprava uma montanha de cromos. Tempos de felicidades resumidas. Equivalentes a vinte e cinco tostões. Hoje não compraria nada com ela. A não ser um ténue piscar de olhos à infância colectora de imagens, ontem como hoje.


E isto não segue sem agradecer ao Jorge Lima a ajuda preciosa na renovação deste material informático, velhote e lento. Além da paciência. Eu sei, tenho que comprar um pc novo.
Vou gastar os meus vinte e cinco tostões na aquisição do dito!

7 comentários:

Anónimo disse...

O que eu não fazia por "cinco coroas"! O meu avô dava-me uma moeda destas de cada vez que eu aparecia com ditados sem erros. Bons tempos...

T disse...

Dizia cinco coroas? Uma coroa igual a cinto tostões?

Anónimo disse...

Sim.. uma "coroa" eram 5 tostões.
ta,bém se dizia "2.500" que era reminiscencia dos "reis".
Nota: Não sou tão velho quanto isso lol

Anónimo disse...

Coroa era o nome de moedas antigas no valor de 5000 reis (ouro) e 1000 reis (prata).
A utilizaçao de coroa para designar moedas de 50 centavos remonta á primeira republica, no tempo em que isso era muito dinheiro - a moeda maior era 1$00, a segunda maior 0$50 - e as moedas ainda eram de prata.
Provavelmente a identificaçao com a coroa antiga deriva do 5 e do elevado valor da mesma...

Anónimo disse...

coroa original, cunhada a partir de 1835


50 centavos da primeira republica

Anónimo disse...

Sempre a aprender :)

Obrigado Jorge Lima!

Paulo disse...

Eu gostava era quando diziamos, cinco méreis, para 5$00.