26 de janeiro de 2008






Em Março de 1917, a Ilustração Portugueza reúne e publica algumas das fotografias dos portugueses que combatiam já em França, naquela que foi chamada a 1ª Guerra Mundial.
Refere neste artigo que já recebeu cerca de 2.000 "retratos" por parte dos soldados e famílias, mas pede que os identifiquem com o nome, para assim serem correctamente referenciados na publicação.
Este é de facto um memorial impressionante. Há homens de todas as classes sociais, novos e outros não tanto assim, os dandys, os de olhar assustado, os optimistas, os que fumam uma cigarrilha, os que reclinados nos cadeirões sorriem, o que dedilha o violão, de todos os tipos e de todas as profissões eles estão ali.
Na Batalha de La Lyz em 9 de Abril de 1918, na sequência do bombardeamento lançado pelos alemães, morrem cerca de 7.500 soldados e oficiais portugueses. Uma verdadeira carnificina. Alguns destes homens certamente constarão desta galeria-memória. Para que não se esqueça.

Clicar nas imagens para ampliar

1 comentário:

Anónimo disse...

Welcome to wholesale to the public [url=http://www.idealsguy.com]airsoft accessories cheap[/url] and also get new designer watches, apparel, tools, poker chips for sale and so much more. [url=http://www.idealsguy.com]Wholesale to the public[/url]

check us out now at http://iDealsGuy.com iDealsGuy.com wholesale to the public