4 de outubro de 2007

longa vida ao nosso querido líder kim il-jong!!! ... parte 2


na recente cimeira entre os presidentes das duas coreias, roh moo-hyun ofereceu ao seu colega do norte, kim jong-il uma coleção de 150 filmes su-coreanos.
até aqui nada de especial.
atendendo ao preço que essas cópias costumam ter no mercado sul-coreano, a coisa pode ter custado o preço de um almoço num qualquer fast-food de seul.

a questão tem mais a ver com o facto de kim jong-il ser um amante de cinema como há poucos e que devora filmes (principalmente americanos) como quem come pipocas em salas escuras.
kim jong-il, antes de ser o querido líder era 'apenas' o filho do querido lider e um actor e realizador menor. mas o gosto pelo cinema não o perdeu.
por isso, quando recebeu o pacote com filmes da bela lee yong-ae, o seu sorriso tornou-se aberto.

o querido líder. que tem aquela popa que envergonha qualquer rockabilly, tinha mandado publicar no começo de 2005 um decreto onde proibia o uso de cabelo com mais de 5cm, alegando que os nutrientes usados pelo cabelos para crescer são os mesmos que fazem falta ao desenvolvimento da inteligência e da força laboral. (digamos que esta lei vai muito à frente da recentemente publicada pelo governo do distrito federal de brasília, pobres imitadores de leis absurdas, a proibir o uso do gerúndio...).
agora, ao receber 150 filmes oriundos da coreia do sul para seu deleite pessoal, quando proibe o seu visionamento aos milhões de cidadãos do povo que dirige, só merece ser tratado como ditador de pacotilha.

uma espécie de mentecapto acéfalo enfeitado com uma popa de 10cm para parecer mais alto.

mas não sejamos simplistas:

neste caso, tão miserável é o que recebe como o que dá.

roh moo-hyun sabia que estava a dar ao querido líder aquilo que o querido líder proíbe o o seu povo de ter.
e deu!
não obstante.
para que o vizinho do norte ficasse com um sorriso nos lábios

Sem comentários: