22 de junho de 2007

Pergunta para a Cereja

Ola Cereja! A Teresa disse que tens a quem perguntar coisas sobre pintura, logo vou cravar-te a ti resposta, se faz favor claro!

Post anterior:
"Ontem pintei o meu 1º quadro. Pintei com tinta de óleo. Dado que não tenho formação alguma, desconfio que é preciso pôr alguma coisa por cima da pintura depois dela secar. Suspeito disto pelo numero de frascos com liquidos transparentes que vieram com as tintas (numa mala que pedi "emprestada" ao meu pai).

Será que alguém me pode dar uma resposta?

Obrigado! :)"



depois surgiram-me algumas duvidas com isto que o zé comentou:

os líquidos normal/ são dois: a essência de terebintina nome fino que dã ao óleo de linhaça e que serve para juntar aos óleos e dar-lhes + plasticidade; e o diluente que pode juntar-se às tintas para dar - plasticidade, e para lavar os pinceis. há + produtos mas os principais são estes. pode haver o verniz, para proteger a pintura depois de seca...

Entao mas ao juntar liquido à tinta, esta vai ficar mais liquida. O oleo "estica" mais e o diluente seca mais?
(Por acaso gostei da tinta sem misturas)

Muito obrigado pela atençao!

Sem comentários: