7 de junho de 2007

As noivas de Santo António

Eu tenho um fraquinho pelas noivas de Santo António. É por isso e pelos cabazes de Natal.( Sim, sou muito aliciada por brindes). A espiolhar a página da CML estive a ver as fotos das noivas deste ano. Simpáticas e animadas. Isso é o que se quer. A serem preparadas e alindadas para o dia!


A ideia tem já 58 anos e foi idealizada pelo Diário Popular, com o objectivo de ajudar 60 casais necessitados, honrados e humildes, diria mesmo mais meu caro Dupont.
Ajudava-se na cerimónia, fornecia-se o enxoval and so on.
Tenho outro fraco na minha vida: o Santo António, apesar da tonsura. Rezei-lhe responsos inúmeros, quando me palmaram em miúda a minha boneca favorita e nada. Mas eu não perdi a crença na sua eficácia. Na que é uma das minhas igrejas favoritas, a de Santo António esse mesmo, acendo velas em profusão sempre que por lá passo. Também tinha a mania em Roma de meter moedas na caixinha de acender a luz para ver o Caravaggio, de São Luís dos Franceses, mas eu sou uma fascinada por essas tecnologias. Adiante, sem medo. Como diria a minha ex utente Julieta, o créme de lá créme das citações, acendia velas não por via de arranjar marido, mas porque gostava de dar aquele realce devido ao senhor Santo. Aquilo que guardo do catolicismo são santos afáveis, sorridentes, que ajudam e dão esperança. Afinal sou uma pessoa simples. Uma Simplícia! Vivam as noivas de Santo António!



Foto retirada da página da CML.

Sem comentários: