10 de março de 2007

A Porcalhota


Image Hosted by ImageShack.us

Gosto tanto deste nome da Amadora...Porcalhota! Percebo porque o mudaram. mas acho que Amadora é muito banal. Cito:

"Ao longo de séculos este território foi um local marcadamente rural e que, tal como toda a envolvente, designada por zona saloia, abastecia a Capital de bens de primeira necessidade e força de trabalho.
A Estação da Porcalhota inaugurada a 2 de Abril de 1887, veio transformar de uma forma drástica esta realidade, tendo dado origem ao núcleo urbano, que hoje corresponde ao centro da Cidade.
O comboio trouxe novas pessoas e ventos de mudança. A primeira e mais significativa foi a alteração do nome de Porcalhota para Amadora. Os novos habitantes queriam transformar esta terra num local exemplar para viver: a Fábrica de Espartilhos Santos Mattos marcou o início da industrialização, os Recreios Desportivos com o seu rinque de patinagem e com o seu salão de festas acolhiam as elites locais e da capital e a fundação da Escola Alexandre Herculano marcou o arranque de um ensino de qualidade para os filhos e filhas dos notáveis da cidade. Entre eles contam-se os nomes do aguarelista Alfredo Roque Gameiro ou do escritor Delfim Guimarães."

Aqui

Agradecimentos pela planta ao Manuel .Se clicardes nela, aumentará e verão o belo sítio da Porcalhota.
E para a receita do célebre arroz de Coelho da Porcalhota, vir aqui.


Image Hosted by ImageShack.us

Sem comentários: