22 de março de 2007

o duelo no o.k. corral de óbidos

no dia 15 de março de 1881, saiu de tombstone para benson uma diligência da wells fargo carregada de barras de prata e seis passageiros.
passado pouco tempo a diligência era assaltada, tendo no entanto os seus assaltantes fracassado a tentativa de roubo da prata.
o condutor da diligência foi morto, mas a escolta conseguiu levar a diligência até à estação de muda mais próxima.
nessa noite, virgil earp, que já se tinha candidatado ao lugar de xerife de tombstone e tinha perdido, apresentou-se ao xerife com 12 ajudantes para dar caça aos assaltantes.
o xerife, desconfiando que o assalto tinha sido preparado pelo irmão de virgil, wyatt earp e por doc holliday (um dentista que acumulava com a profissão de pistoleiro e a condição de tuberculoso), recusou a oferta achando que o que virgil queria era um mandato legal para se apoderar da prata e consumar o assalto do irmão.
virgil, que não era completamente parvo, convenceu o xerife de que tinha um mandato do marshall para fazer seguir a deligência, já que nela se encontrava correio federal (coisa, legalmente, mais importante que as barras de prata).
no local do assalto foram encontradas algumas sacas, umas máscaras com umas tiras a fazer de barba e umas pegadas de cavalo que os levaram a um rancho onde encontraram, no curral, dois cavalos sem a marca do rancho.
depois de algumas buscas, descobrem luther king que estava escondido no celeiro.

perante o olhar de wyatt, king confessa que participou no assalto, mas apenas a guardar os cavalos, e acusou 3 infelizes que foram presos.
para se safar, wyatt tratava de acusar os que apenas acidentalmente tinham a ver com o assalto, ou nem com ele tinham a ver nada (como parecia ser o caso de ike clanton, que teria a ver com muitos outros mas não esse).


de rivalidades em rivalidades, ameaças em ameças, de tiros em tiros, de mortes em mortes, chega o dia em que ike clanton ameaça doc holliday (o tuberculoso dentista que perdeu a sua clientela por estar sempre a cuspir sangue enquanto tratava os doentes, e principal sócio dos irmãos earp) que iria denunciar wyatt e o seu irmão virgil, agora já nomeado marshall.
sabendo da chegada dos clanton na noite anterior à cidade, os irmãos earp (wyatt, virgil e morgan) e doc holliday, armam uma cilada a ike e billy clanton, frank e tom mc lowery na rua allen, nas traseiras do bar e hotel ok corral
30 segundos depois de esvaziarem as armas, 3 cadaveres cravejados de balas estão no chão e os sobreviventes também já pesavam um pouco mais com o chumbo que levavam dentro de si.
sabendo virar a seu favor todos os acontecimentos, wyatt culpa o bando dos clanton pela matança, passa a xerife com o seu irmão virgil em seu ajudante e passa a dominar tombstone.
quando a coisa lhe começa a correr mal por lá, passa-se para cochise onde chega apregoando a fama de ter liquidado o bando dos clanton.
wyatt sempre soube lidar com a imprensa e fazer a sua auto-promoção de forma fantasiosa.

criou uma auto-biografia completamente inventada que o tornou uma lenda mundial e sobre a qual se fizeram dezenas de filmes, escreveu inúmeras laudas para os jornais criando uma imagem de si que só nos sonhos seria verdade e lá se foi arrastando de proxeneta a juiz de boxe corrupto até morrer na california, falido, bêbado e sózinho.
mas ao contrário da fama de grande pistoleiro, o leão de tombstone, quando deixou de ter a protecção dos irmãos e do seu bando, era um comum cobarde.
foi várias vezes agredido sem ser capaz da menor reação, como quando certa noite quis demonstrar as suas habilidades com a pistola e o xerife da cidade de nome, alaska, tirou-lhe a 'buntline' da mão, deu-lhe um par de bofetadas e o cobarde leão de tomstone ficou mudo e quieto.


a que propósito vem o duelo do ok corral a esta hora?


mudem tombstone para óbidos; troquem as barras de prata pela direcção do cds/pp; retirem a placa do hotel de ok corral para hotel praia del rey, os 8 da allen street para o conselho nacional do cds/pp....
...e o nome do wyatt earp por um certo personagem que se move muito bem na imprensa e agora costuma andar de camisa aberta a imitar o zézé camarinha sem bigode.


verão que o filme não é muito diferente.
o john houston iria adorar o argumento para o remake perfeito.

Sem comentários: