18 de novembro de 2006

O passado pulsa dentro de mim como um segundo coração


Tudo aquilo que realmente sempre desejei foi sentir-me defendido, protegido, resguardado, refugiar-me numa toca de tepidez uterina e ficar acocorado lá dentro, escondido do olhar indiferente do céu e das asperezas do ar agreste. É por essa razão que o passado constitui para mim um refúgio, que regresso a ele ansioso, a esfregar as mãos para afastar o frio do presente e o gélido futuro.

"O Mar" foi Man Booker Prize em 2005. É como se ao ler este livro mergulhássemos até ao fundo. Avaliação de vida? A proximidade da morte? Voltar ao passado?
Talvez sim . Quando leio alto algumas passagens parece um outro eu a falar, tal a proximidade que se estabelece. O mar sempre presente, como deve ser.
O que será que tem a Irlanda para ter escritores como este? John Banville é de facto um excelente escritor mas é este factor indefinível, misto de afecto e de condição humana , que transcende a forma e nos devolve lembranças únicas.

Sem comentários: