9 de maio de 2006

One-liners da treta

O texto postado pelo Tiago é uma treta demagógica. A falarmos das coisas, falemos com seriedade e chamemos os bois pelos nomes. A planta em questão denomina-se cientificamente Cannabis sativa. Caule e raízes dão origem a uma fibra de alta qualidade que pode ser objecto de múltiplas utilizações. As sementes são uma excelente fonte de proteínas. O ciclo de produção é muito rápido e, sim, cresce em solos pouco férteis, podendo constituir um elemento valioso na alimentação, sobretudo em países mais desfavorecidos.

Em português esta planta tem um nome: cânhamo.

Com as folhas a história é outra. Os efeitos conhecidos do delta-9-tetrahidrocanabinol (esta deve ser a palavra mais cara alguma vez escrita neste blog) presente nas folhas, quando fumadas, levaram à sua ilegalização. Encontrar um ponto de equilíbrio (e chamemos mais uma vez os bois pelos nomes: fumar cannabis de modo recreativo é uma estupidez) que permita o cultivo do cânhamo e o aproveitamento das suas múltiplas qualidades é um desafio para qualquer sociedade civilizada e merece a nossa atenção.

Mais informações sobre o assunto, numa discussão inteligente, e múltiplos sítios abordando o tema, podem ser encontrados a partir daqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»

Anónimo disse...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»

Anónimo disse...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»