24 de abril de 2006

abril, 25

no dia 25 de abril de 1945 caía a ditatura fascista italiana.
no dia 25 de abril de 1974 caía a ditadura fascista portuguesa.

(não vou aqui discutir pormenores teóricos sobre se a natureza da ditadura portuguesa era fascista ou uma aplicação criadora salazarista. essas discussões cheiram-se sempre a lavagem de culpas)

os modena city ramblers
Image Hosted by ImageShack.us

(de que já falei aqui a propósitos dum disco dos também italianos anarchistes) são uma daquelas bandas nascidas no rescaldo do entusiasmo pós-pogues.
por vezes seria bem melhor se não gastassem o seu talento a imitar os pogues, com muito bem o fazem neste appunti partigiani.

Image Hosted by ImageShack.us
em que comemoram os 60 anos da queda do fascismo em itália.


infelizmente, em portugal não existe esta tradição de canto combatente e empenhado que alie a boa qualidade musical ao empenhamento polítco (quer eu esteja de acordo com ele ou não).
perdemos os tomates para nos assumir.
estamos todos demasiado cinzentos, concordantes e conciliadores.


com um leque de convidados que vão desde goran bregovic (num bella ciao anárquico) a paolo rossi; dos fiamma a billy bragg (com uma canção de woody guthrie); dos bandabardó aos casa del vento, os modena city ramblers reunem neste disco a nata das canções da resistência ao fascismo e à ocupação nazi.

num dia que que estamos quase a comemorar a data que, para portugueses e italianos, significa a liberdade de poder cantar estas e outras coisas, este é um disco fundamental para ser ouvido e cantado.

Sem comentários: