25 de janeiro de 2006

Ando de apetites!

Trata-se de um arroz de espinafres com linguado, cozinhado de uma simplicidade desarmante, de sabor muito fino e fácil confecção.
Além de um molho de espinafres bem escolhidos e bem lavados, precisamos de umas postas de linguado fresco, daqueles que tenham mais de meio quilo e não muito mais de um quilo, azeite do bom, cebola, uma folha de louro, água e sal quanto baste.
Cobre-se o fundo de um tacho médio com azeite, miga-se a cebola, junta-se a folha de louro, uma pitada de sal e faz-se um refogado leve.
Juntam-se os espinafres, salteiam-se ligeiramente, acrescenta-se o triplo de água em relação ao volume de arroz que se queira cozinhar. Deixa-se levantar fervura, junta-se o arroz, do carolino, rectifica-se o sal, cozinha uns 12 minutos, sendo então altura das postas de linguado entrarem no tacho.
Ferve mais três a cinco minutos, apaga-se o lume e deixa-se o arroz "abrir" mais dois minutos. Com um vinho branco frutado e fresco por companhia, veja lá se os espinafres são ou não uma delícia.

Sem comentários: