8 de dezembro de 2005
















Todos nós temos alguns heróis. Eu tenho alguns fracos indiscutíveis, ou fixações. Uma delas é o Orson Welles. Falava-me a minha enteadinha, neste exacto filme, "The Third Man."

Aí Orson protagonizava Harry Lime, o misterioso morto e afinal desaparecido. Cruzar Welles, Graham Greene e Carol Reed é uma excelente ideia. Direi mesmo mais, FABULOSA: É um filme de que guardo uma memória imprecisa, com flashes intermitentes de rostos e escuridão.
Lembro-me porém de só o gato reconhecer o Mr Lime. Terei que o comprar. (o filme não o gato, que de gatos a casa tem a lotação esgotada).

Mas o filme de que mais gosto do Welles, claro que gosto do Citizen e dos Amberson, mas aquele que me faz sonhar, é o seu filme mais negro. "The touch of evil". O filme é violento, inquietante e apresenta o mal absoluto. Orson dirige o filme e interpreta a figura de um detective Quinlan, corrupto até ao tutano. O elenco é fantástico. Até o Charlton Heston vai bem!!! E a Marlene com a peruca da Elizabeth Taylor, fica linda. E para quem realizou o que é para muitos o melhor filme do mundo, Citizen Kane, aqui vai a listinha dos doze mais do cinema deste senhor.
1- City Lights ( Charles Chaplin) 2- Greed (Von Stroheim) 3 - Intolerance (Griffith) 4- Nanook of the North ( Robert Flaherty) 5- Shoeshine (De Sica) 6- The battleship Potemkin (Eisenstein) 7- The baker´s wife(Pagnol) 8- La grande illusion (Renoir) 9. The stagecoach (Ford) 10- Ninotchka (Lubitch) 11- The best years of our lives (William Wyler) 12- Bicycle Thieves (Vittorio de Sica).

O que me dá uma boa ideia. Porque não falarmos dos nossos filmes favoritos?

Sem comentários: