13 de novembro de 2005

Livros, essa espécie de companheiros de viagem

Olho para a estante, e sorrio, quais os favoritos ? Quase todos, de uma maneira ou de outra ...
Vou antes pelas paixões, os livros que li, que verdadeidaremente
- "Os Cinco" vezes sem conta, toda a colecção, absolutamente doentio !
- John Steinbeck, a minha outra paixão, As vinhas da ira, Ratos e homens; A Leste do Paraíso; O inverno do nosso descontentamento, Viagens com charley ... e outros que me devo estar a esquecer, um fascínio que não posso esconder.
Ferreira de Castro - Instinto Supremo, aquele cheiro de selva, ainda hoje o recordo.
Eça - quase todos, Os Maias, A cidade e as serras - os que mais me divertiram.
Camilo - A queda de um anjo, delicioso!
Policiais - Devorei centenas. O mais pitoresco que me ocorre - Comissário Maigret de Georges Simenon.
O fio da navalha - de Sommerset Maugham
História de João sem medo - do José Gomes Ferreira - ficará sempre no meu coração !
- Poesia, ocupará sempre um lugar especial dentro de mim -
Pessoa, Poesias de Alvaro de Campos (por exemplo)
Almada, Poesia4
Camilo Pessanha - Clepsidra
Eugénio Andrade - Sulcos de sede (por exemplo)
Sofia de Mello Breyner -
entre tantos outros ...
- Mia Couto - Estórias Abensonhadas, por exemplo
- Pedro Paixão - Portokioto
- João Aguiar - A Voz dos deuses ...
Eu sei lá ... depois faço outra lista

Sem comentários: