16 de outubro de 2005

Post de fim de semana sobre lingerie

(...inspirado nuns comentários lá em baixo)

Para o que me havia de dar. É o que dá ter trabalho para fazer e não apetecer fazê-lo.

Nota prévia: isto é um post sobre lingerie, ou seja, roupa interior de senhoras. Isto porque para mim dizer "lingerie feminina" é redundante. Nós, os machos, usamos apenas roupa interior. Os que usam lingerie fa-lo-ão por razões privadas que lhes dizem exclusivamente respeito. Os comentários que se seguem resultam de alguns anos de experiência a comprar prendas neste departamento, com resultados variáveis mas, habitualmente, muito positivos.

No dia a dia: há muita coisa de jeito. Triumph, Playtex e Sloggi, por exemplo, têm vindo cada vez mais a associar à sua abordagem no nonsense o material de qualidade e a boa estética. Excelentes equipamentos nas áreas desportiva e mais jovem, com bom suporte e pouco atrito.

No nível intermédio, alinhando já alguma sofisticação com qualidade e usabilidade, há muitas marcas interessantes no mercado. Intimissimi, Huit, Lejaby, Chantelle e Malizia (neste momento nas mãos da La Perla) assim de memória e a olho, são boas apostas. As minhas desculpas por não me lembrar de outras marcas boas, que as há. Metam nos comentários.

No nível alto há coisas estupendas. E caras, pois com certeza. Deixo apenas duas referências a que se pode chegar num momento especial e que se encontram cá pelo burgo: Andrés Sardá, da Catalunha, e a La Perla (italiana, naturalmente). Fantástica qualidade, fantástica estética, material que dá para vestir mesmo no dia a dia (à excepção de algumas peças de combate para ocasiões especiais), preço alto, mas boa relação preço-qualidade.

Na área do super-luxo estão os designers que, trabalhando no high-end, acabam por apostar numa sobriedade que não apela a todos, associada à qualidade máxima em conforto e materiais e, muito importante, à associação entre o design e padrões da roupa interior com o pret-à-porter que produzem. Dior, Lacroix, Sonia Rykiel e Miyake são exemplos. Estritamente para convertidos.

Uma nota para as fraudes. Como regra geral, todas as marcas que metam a palavra "Secret" são para esquecer, a menos que se procure objectivamente um look rasca. Há outras marcas fraquinhas por aí, frequentemente misturadas com lingerie boa. A de má qualidade (alguma mesmo péssima) fica frouxa à primeira lavagem, os padrões ficam bem nas fotos mas ao vivo dão um ar sórdido a quem os veste, as rendas são grosseiras ou impressas, os elásticos inconsistentes, as costuras às vezes assimétricas e desiguais. As inglesas adoram este tipo de lingerie, o que deveria ser um forte alerta para quem pensa no assunto. Boas para miúdas adolescentes a dar os primeiros passos na arte da sedução (costumam ser peças em conta), desde que alguém lhes explique que se ficarem por ali é muito mau sinal. O mesmo recado para os homens: enquanto gostarem daquilo têm muito que evoluir.

Um destes dias, se me sentir inspirado, dou mais umas sugestões ao pessoal sobre como escolher lingerie para a sua dama. Para que não cometam todos os erros que eu cometi ao longo dos anos, que alguns serão, sem dúvida, inevitáveis, necessários e educativos.

1 comentário:

Anónimo disse...

I really enjoyed the content in this blog about swimsuit lingerie model. Check out my blog/Website about swimsuit lingerie model see if there is anything there you would be interested in. Christmas is just around the corner!