27 de outubro de 2005

conjunto pais & filhos, agora com um desvio para quem não cantava mas ensinou muita gente a cantar e a ouvir.

john lomax era um notável estudioso da música popular norte-americana.

reconhecendo o seu trabalho, a biblioteca do congresso (library of congress) convidou-o para desenvolver os arquivos da canção tradicional americana (achive of american folk song).

john lomax chamou para esse trabalho o seu filho alan.

durante os anos 30 e começos de 40, pai e filho lomax gravaram dezenas de milhares de canções (literalmente dezenas de milhares, cre-se que cerca de 40 000) e histórias da tradição oral norte americana.
pela primeira vez alguém gravou a herança musical dos nativos, dos escravos e das diversas culturas que se fundiram na américa.

são lendárias as gravações feitas na prisão angola na série de discos 'negro prison songs'.
descobriram leadbelly numa prisão e mostram ao mundo o pai (ou avô) de todos os actuais cantores de blues.

por essa altura, o lomax filho
Image Hosted by ImageShack.us

iniciou uma série de concertos nas universidades americanas onde uns tipos desconhecidos, que davam pelos nomes de woody guthrie, leadbelly, josh white, burl ives e pete seeger, cantavam e contavam histórias da tradição oral americana, lançando assim as bases para o que se pode chamar a folk music americana como hoje a conhecemos.
cada um destes músicos teve uma notável carreira individualmente e do woody falarei mais adiante... aos lomax devemos grande parte do trabalho para aqueles músicos nos serem hoje conhecidos.

feito este trabalho nos estados unidos, alan lomax parte à conquista da europa.
amigo de a.l. lloyd, produz uma notável série de programas para a bbc sobre a musica tradicional britânica,
faz gravações em espanha (deslumbrantes as que fez dos cantos da guerra civil espanhola), italia e irlanda. grava nas caraíbas e mexico.

a partir dos anos 60 dedica-se a fazer um trabalho comparativo entre as diversas musicas num projecto chamado 'the global jukebox', um trabalho multimédia interactivo com uma base de dados para estabelecer as relações entre a dança, as canções e a história dos povos e que ainda é bastante controverso.
trabalhou neste projecto quase até à sua morte em 2002, aos 87 anos.
é, seguramente, o maior nome na história das recolhas e divulgação da musica tradicional de todo o mundo.

um caso em que o filho ultrapassou largamente o legado do pai.

Sem comentários: